O planejamento estratégico é um instrumento que, dentro do processo organizacional, analisa a empresa sob vários ângulos, definindo qual será o seu percurso através de metas direcionadas que possam ser monitoradas nas suas ações concretas. Ele diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Sendo assim, a importância do planejamento estratégico reside no fato que se faz necessário formular estratégias que determinem os rumos ou as formas de atingir os objetivos da empresa. É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos. Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantem um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional. Assim, o planejamento estratégico de qualquer empresa nada mais é do que um instrumento esclarecedor sobre a missão, visão e valores da mesma, tornando-se peça fundamental para o bom andamento das rotinas administrativas, necessitando para tanto de profissional capacitados a produzir o trabalho e conseguir os resultados esperados.
Tenho interesse
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Certificação
  • Investimento
Carga horária:
30 horas
Outras informações sobre este curso:

Tipo de Curso: Aperfeiçoamento

O aluno deverá concluir o curso no prazo de até 40 dias corridos, a contar da data de matrícula no curso.

Público alvo e pré-requisito:
Público Alvo:
Profissionais de Gestão e Negócios que ocupam posições táticas ou estratégicas nas Organizações.

Pré-Requisito:
Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
•Idade mínima: 16 anos completos
•Escolaridade Mínima: Ensino médio completo
. Ter conhecimentos de internet


Pré-Requisitos Técnicos:
•Ter acesso a computador com internet banda larga.
•Configuração mínima do computador:

Sistema Operacional:
Windows 7,8 ou 10;
Linux;
Mac OS X.

Processador: Dual Core 1.5 GHz ou superior;
Memória RAM: 2GB ou superior;

•Browsers (Navegadores):
Recomendado: Firefox 10 ou superior;
Recomendado: Chrome atualizado;
Safari atualizado;
Internet Explorer 10 ou superior.

•Configuração do Browser:
A opção JavaScript deverá estar habilitada no browser;
A opção aceitar cookies deverá estar habilitada.
Plugin Adobe Flash deverá estar habilitado.

•Resolução do Monitor:
Recomendado resolução de 1024 x 728 ou superior.

•Leitor PDF:
•Acrobat Reader: 10.x ou superior
•Foxit Reader: 7.x ou superior

Obrigatoriamente ter um e-mail válido.
Programa:
Metodologia:
Atividades disponibilizadas em ambiente virtual de aprendizagem, utilizando recursos pedagógicos desenvolvidos em mídia online.

Ementa:
1 - Planejamento Estratégico: conceito, características, funções, cronograma, avaliação do ambiente, criação de perfil, quantificação dos objetivos, finalidade e comunicação.
2- Plano de ação: definição, elaboração, aplicabilidade, objetivos e cenários de ação.
3- Mercado/Produto: definição do negócio, análise de segmentação, finalidade, visão estratégica, missão empresarial.
4- Instrumentos do planejamento estratégico: tipos, funções e metas.

Avaliação:
A avaliação final é composta por questões de múltipla escolha, das quais o aluno deverá obter 70% de aproveitamento.
Certificação:
Para ter direito ao certificado o aluno deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.
Investimento:
R$ 95,00 à vista no boleto bancário ou
quatro parcelas de R$ 23,75 no cartão de crédito

Perguntas frequentes

Veja outros Cursos Livres na área de Gestão