TÉCNICO EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA

Técnico em Logística

Seja bem-vindo a oficina virtual sobre o papel da logística na Gestão Empresarial.

Nesta proposta, iremos realizar uma breve introdução sobre os fundamentos da logística empresarial e como isto pode contribuir para o resultado organizacional. Você terá à sua disposição um fórum onde poderá enviar dúvidas que serão respondidas pelo seu tutor.

Aproveite!

A logística trata da administração do fluxo de bens e de serviços em organizações orientadas ou não para o lucro. É um assunto vital, pois frequentemente a área absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização.

Suas atividades típicas incluem, entre outras:

O problema enfrentado pela logística é diminuir o intervalo entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando, onde e na condição física que quiserem.

Vencer tempo e distância na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente é a tarefa do profissional de logística. Sua missão é colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível.

Teremos uma visão geral da administração em uma organização com atividades logísticas.

Neste módulo, trataremos dos seguintes assuntos:

Conceitos da logística

“Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam sob a posse do cliente quando e onde ele deseja consumi-los” (Ronald H. Ballou).

Você já ouviu falar em logística?

Bem, para defini-la, começaremos com alguns dos muitos conceitos encontrados em livros, revistas, internet etc., mas que acabam por convergir para uma única linha de pensamento, que veremos a seguir.

Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos); recrutamento (...).”

Definição do dicionário Aurélio (1986, 2. ed., p. 1.045)

"É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes"

Definição do CLM (Council of Logistics Management – Conselho de Administração Logística)

A palavra “logística” é de origem francesa, do verbo loger (alojar). Era um termo militar que signifi­cava a arte de transportar, abastecer e alojar as tropas. Depois, tomou um significado mais amplo, tanto para uso militar como para uso industrial: “A arte de administrar o fluxo de materiais e produtos, da fonte para o usuário”.

Ballou (1993)assim define logística:

“A logística estuda a maneira como a administração pode melhorar o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos consumidores, por meio de planejamento, organização e controle efetivo das atividades de movimentação e armazenagem, cujo objetivo é facilitar o fluxo de pro­dutos, diminuindo o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.”

A partir da abordagem de diferentes autores no que diz respeito ao termo “logística” e seus elementos correlatos, conclui-se que ele vem sendo mais comumente empregado para desig­nar a distribuição de produtos, ao passo que o termo “logística integrada” vem sendo uti­lizado para designar, de uma maneira mais abrangente, o gerenciamento dos suprimentos de materiais e a distribuição de produtos. Pode-se definir logística integrada como a gestão do fluxo de materiais, produtos, pessoas e informações, da fonte fornecedora até o consumidor final. Os conceitos básicos de logística estão fundamentados na teoria de sistema, em que se consi­deram entradas os materiais no ponto de origem; e saídas, os produtos entregues no destino. O projeto e a administração do sistema logístico influenciam diversas funções dentro da empresa, principalmente aquelas que incluem compras, produção, finanças, contabilidade e marketing.