Introdução às metodologias de desenvolvimento de jogos

Abordaremos, neste material, o desenvolvimento de jogos. Se você está buscando trabalhar na indústria de jogos digitais, é fundamental conhecer no que consiste o seu processo de criação. Se você é um jogador, ou se já estudou o material sobre os jogos digitais do curso, então sabe qual é a complexidade de um jogo e quais elementos o compõe.

Os processos de desenvolvimento de jogos digitais envolvem o design, a codificação, a integração de elementos multimídias etc. Como organizar todas as atividades, para que ocorram de forma coordenada, para ter um jogo de qualidade e lançado dentro do prazo e que atenda as demandas do publicador ou do game designer? Você deve estar pensando que há um grande desafio pela frente e é exatamente isso.

Os jogos são produtos que envolvem criatividade, tecnologia, diversão, qualidade etc. Em termos gerais, o cenário de desenvolvimento de jogos é bastante incerto. Em função disso, a adoção de alguma metodologia para o processo de jogos é importante. Mas como as empresas organizavam e organizam o seu processo de desenvolvimento de jogos?

As empresas de desenvolvimento de jogos, há dez, 15, 20 anos, faziam e algumas ainda fazem jogos, sem utilizar um procedimento estruturado. Essas, na maioria, empresas com poucos desenvolvedores, e de pequeno porte. Mas como desenvolviam? Utilizavam o que Steve Rabin chamou de código e correção. A equipe programava, corrigia os erros, e avançava para a próxima tarefa, e fazia isso até concluir o jogo.

Acontece que a falta de planejamento e estruturação levava a um comportamento reativo para lidar com os erros, com incompatibilidades entre ferramentas, e com mudanças de tecnologia das plataformas. O volume de erros aumentava significativamente, causando atrasos, desgaste da equipe e a espiral negativa, como citou Steve Rabin, encerrando o desenvolvimento do jogo sem sua conclusão.

O processo de desenvolvimento de jogos digitais pode ser estruturado com as metodologias sequencial (tradicional), iterativas, evolucionárias, ágeis etc. Algumas dessas metodologias podem mescladas e utilizadas em conjunto com outras técnicas.

O método sequencial é o mais rígido de todos e é conhecido como cascata, por fluir constantemente para frente. Os métodos iterativo e evolucionário consistem em ciclos de desenvolvimento envolvendo diferentes partes do jogo. A diferença entre o iterativo e o evolucionário é que, no segundo, ao final de cada ciclo, cada parte está pronta e é integrada com as demais, já prontas gerando uma versão – release. Faz parte desta metodologia o Processo Unificado, sistematizado pela Rational¹, agora da IBM², conhecido como RUP Rational Unified Process. Nas metodologias ágeis, o foco do processo passou a ser as pessoas e a comunicação entre elas, diminuindo a burocracia. Neste método, temos o eXtreme Programming (XP), SCRUM e o Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidade (DDF)³. Os processos ágeis podem ser utilizados com RUP, pois a principal mudança é na orientação às pessoas e a comunicação, mantendo a estrutura da metodologia evolucionária, por exemplo.

¹Rational - Rational Software empresa que desenvolveu o Processo Unificado e que foi adquirida pela IBM em 2003. ²IBM - International Business Machines Corporation, ibm.com . ³DDF - É conhecido em inglês como Feature Driven Development (FDD).

Todas metodologias podem ser utilizadas com a metodologia de projeto do Project Management Institute (PMI) descrita no guia de conhecimento de gerência de projeto do Project Management Book Of Knowloedge (PMBOK). Utilizam-se os processos que se adequam à metodologia escolhida. Acesse o site do PMI, disponível em https://brasil.pmi.org/, para conhecer mais sobre os processos de gerência de projetos.

Reflita sobre quais são as fases de projeto que o PMI propõe e qual a equivalência com as metodologias de processo de jogo você identifica.

Na literatura de jogos digitais, vemos comumente utilizada a divisão das fases de criação do jogo entre: concepção, pré-produção, produção, testes e finalização, a qual é equivalente à divisão de todas as metodologias apresentadas anteriormente.

Agradecemos pelo interesse. Esta é apenas uma amostra do que você poderá conhecer e vivenciar como aluno ao longo do curso.
Para que você possa inscrever-se em nosso curso técnico, acesse ao site: http://www.ead.senac.br/
Estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.
Seja bem-vindo ao SENAC EAD.