Guia de Turismo

Plano de Viagem: programa, km, pontos de apoio e programações estabelecidas

Na organização de uma viagem, precisamos estar atentos a questões bem importantes para que todo o roteiro seja realizado sem nenhum contratempo durante toda a sua execução. Para isto, é necessário estarmos bem preparados para garantir ao máximo a satisfação dos passageiros antes, durante e depois da viagem. Assim, é importante direcionar a atenção a vários detalhes, tais como tipo de programa a ser feito, pontos de apoio, programações, documentações e vacinas, transporte, hospedagem, segurança, entre outros. Como exemplo, segue um breve roteiro para organização da viagem, com itens que você não pode esquecer:

 

Um roteiro bem elaborado tornará a viagem fácil de ser executada. Os dados nele contidos precisam ser precisamente estudados, os serviços contratados e checada a sua qualidade. O guia deverá observar e estudar o roteiro com cuidado, dominando-o, pois ele guiará o grupo. Para os turistas o roteiro é entregue como um programa de viagem. Para o guia o roteiro é mais completo, incluindo os endereços, nomes dos prestadores de serviços, etc.

Dica: A montagem de um roteiro envolve muitas pessoas. Você deve conhecer bem as empresas às quais está se associando. O mesmo vale para os meios de hospedagem que deverão ser verificados quanto aos serviços e instalações. Deve-se calcular o tempo necessário para as refeições e, no caso de estarem inclusas no roteiro, torna-se imprescindível conhecer o cardápio e o tipo de serviço.