Este curso tem como objetivo graduar profissionais da área comercial ou nela interessados em desenvolver talentos e competências para atuar no processo de comercialização nos segmentos de atacado, varejo e representação com a flexibilidade exigida pela nova economia.

Busca desenvolver um profissional dotado de visão estratégica e atitude empreendedora, ao passo que o aluno é constantemente desafiado a gerar soluções para problemas relacionados ao trade, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento, criação de vantagens competitivas, além de estudar outras áreas relacionadas à vendas, mas que afetam o desempenho das organizações, como comunicação, custos, previsão de demanda, projetos, e recrutamento, seleção e treinamento da equipe comercial e seus impactos na rentabilidade e visibilidade da organização.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Certificação
  • Investimento
Duração:
2 anos (1620 horas)
Mercado de trabalho:
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá atuar como coordenador, supervisor e gerente de vendas de forma multidisciplinar em diversas empresas do segundo setor da economia como saúde, educação, hotelaria, indústria, prestadores de serviços, atacado, varejo, representação, entre outros.

Panorama de mercado
O novo profissional da área comercial – seja vendedor, representante comercial, ou gestor comercial –, é o elo entre o atacado distribuidor e o varejo independente e a indústria. Isso implica em investir na sua capacidade de organização, administração do tempo, comunicação e em modernas técnicas de vendas, na medida em que o mercado globalizado exige uma qualificação e postura capazes de construir e manter relacionamentos rentáveis, sustentados com visão no curto, médio e longo prazo, e gerenciar o conflito de interesses que ocorre naturalmente entre os objetivos da organização que ele representa e seus clientes.

É importante ainda que o profissional saiba conhecer e usar técnicas de negociação aplicada à vendas, que tenha clareza sobre a estratégia de comercialização de sua organização, utilize a previsão de demanda e o planejamento de vendas adequado e integrado com toda a cadeia de valor de sua organização.
Data de início:
agosto/2017
Data de término:
junho/2019
Seleção:
O Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para o processo seletivo do segundo semestre de 2017 para os cursos de graduação a distância. O prazo segue até 13 de agosto de 2017.
Outras informações sobre este curso:

Desconto Comerciario Dependente Ead

Público alvo e pré-requisito:
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade de, aproximadamente, 18 horas semanais para estudo;
- Possuir e-mail e acesso à internet (velocidade mínima recomendada: 512 kbps);

O aluno deverá realizar duas avaliações presenciais, por semestre. Essas atividades presenciais ocorrerão aos finais de semana, no polo em que o aluno se inscrever, de acordo com o cronograma acadêmico.

Obs.: Os custos despendidos para os encontros presenciais são de total responsabilidade do aluno.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Proposta Metodológica
O Centro Universitário Senac oferece cursos de graduação a distância, desenvolvidos para antecipar as tendências do mercado. Com metodologia que reforça a importância de unir a teoria à prática e ao empreendedorismo, conta com uma equipe de professores renomados e preparados para um mundo dinâmico. Com flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado a distância, os cursos de graduação do Centro Universitário Senac preparam o profissional para o futuro.

O projeto pedagógico deste curso foi desenvolvido com vistas às competências necessárias ao mercado de trabalho, estimula a participação ativa dos alunos na busca por soluções que dele emergem o que torna o curso bastante inovador.

A dinâmica do curso acontece em ambiente virtual de aprendizagem, acessível pela Internet, com atividades de leitura de texto, aulas expositivas, vídeos-aulas, discussão em fóruns, realização de testes e tarefas individuais e em grupo. Os materiais didáticos são desenvolvidos de acordo com os pressupostos da acessibilidade, especialmente para alunos com deficiência visual e auditiva, garantindo condições de acesso à informação.
Componentes curriculares:
Disciplina Carga Horária
Administração Financeira 72
Branding no Varejo 36
Comunicação Integrada 72
Diferenciação, Segmentação e Posicionamento 72
Economia e Estratégia de Precificação 72
Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa 72
Estratégia de Comercialização e Logística Integrada 72
Ética, Cidadania e Sustentabilidade 72
Gestão da Informação e Inteligência de Mercado 72
Gestão de Operações e Serviços 72
Gestão de Pessoas 36
Gestão de Políticas Comerciais 72
Gestão Mercadológica 72
Introdução ao Direito 36
Marketing de Relacionamento 72
Marketing Digital e E-commerce 72
Matemática Aplicada e Estatística 72
Modelos de Gestão 72
Pesquisa, Tecnologia e Sociedade 72
Previsão de Demanda e Planejamento Comercial 36
Projeto Integrador I: trade marketing e processo de vendas e representações 36
Projeto Integrador II: posicionamento de mercado 36
Projeto Integrador III: aplicação prática do CRM (Customer Relationship Management) 36
Projeto Integrador IV: business plan 72
Tópicos Avançados de Gestão Comercial 72
Trade Marketing 72
Certificação:
Diploma de Tecnólogo (a) em Gestão Comercial. Reconhecido pela Portaria do MEC nº 718, de 16/11/2016, com o conceito 5 auferido pelo MEC, com validade nacional.
Investimento:
Valor da mensalidade: R$ 356,00 para alunos ingressantes em 2017, sendo a primeira considerada matrícula. As mensalidades serão reajustadas de acordo com o disposto na legislação.

O valor do semestre corresponde a 6 parcelas de igual valor, quando ocorrer antes do início ou no primeiro mês do semestre letivo (janeiro ou julho). Quando o pagamento ocorrer no segundo mês letivo (fevereiro ou agosto) o valor do semestre será dividido em 5 parcelas, e no terceiro mês letivo (março ou setembro) será dividido em 4 parcelas.

DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: você que trabalha (empregado, empresário ou sócio) em uma das empresas contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo tem 20% de desconto.

Valor da Mensalidade para Comerciários: R$ 284,80.

Desconto promocional: Com exceção da matrícula, será concedido desconto de 3% para pagamento da mensalidade até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o semestre.

Obs.: A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.

Perguntas frequentes