Este curso tem como objetivo graduar profissionais da área comercial ou nela interessados em desenvolver talentos e competências para atuar no processo de comercialização nos segmentos de atacado, varejo e representação com a flexibilidade exigida pela nova economia.

Busca desenvolver um profissional dotado de visão estratégica e atitude empreendedora, ao passo que o aluno é constantemente desafiado a gerar soluções para problemas relacionados ao trade, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento, criação de vantagens competitivas, além de estudar outras áreas relacionadas à vendas, mas que afetam o desempenho das organizações, como comunicação, custos, previsão de demanda, projetos, e recrutamento, seleção e treinamento da equipe comercial e seus impactos na rentabilidade e visibilidade da organização.
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  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Investimento
  • Corpo Docente
Duração:
2 anos (1620 horas)
Início:
5/2/2018
Término:
12/2019
Certificação:
Diploma de Tecnólogo (a) em Gestão Comercial. Reconhecido pela Portaria do MEC nº 718, de 16/11/2016, com o conceito 5 auferido pelo MEC, com validade nacional.
Mercado de trabalho:
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá atuar como coordenador, supervisor e gerente de vendas de forma multidisciplinar em diversas empresas do segundo setor da economia como saúde, educação, hotelaria, indústria, prestadores de serviços, atacado, varejo, representação, entre outros.

Panorama de mercado
O novo profissional da área comercial – seja vendedor, representante comercial, ou gestor comercial –, é o elo entre o atacado distribuidor e o varejo independente e a indústria. Isso implica em investir na sua capacidade de organização, administração do tempo, comunicação e em modernas técnicas de vendas, na medida em que o mercado globalizado exige uma qualificação e postura capazes de construir e manter relacionamentos rentáveis, sustentados com visão no curto, médio e longo prazo, e gerenciar o conflito de interesses que ocorre naturalmente entre os objetivos da organização que ele representa e seus clientes.

É importante ainda que o profissional saiba conhecer e usar técnicas de negociação aplicada à vendas, que tenha clareza sobre a estratégia de comercialização de sua organização, utilize a previsão de demanda e o planejamento de vendas adequado e integrado com toda a cadeia de valor de sua organização.
Atividade Presencial:
Os cursos de graduação do Senac EAD possuem duas avaliações presenciais por semestre, que ocorrem aos finais de semana, de acordo com o cronograma acadêmico, no polo selecionado pelo aluno no momento da matrícula.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2018 acontecem de 25 de setembro de 2017 a 2 de março de 2018. Confira o edital.

Para realizar a inscrição no processo seletivo, escolha seu curso, o polo de seu interesse, faça login e selecione uma das possibilidades de ingresso:

• Nota do Enem: utilize a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e receba a convocação para matrícula em até 24 horas;

• Redação: escreva sobre o tema sinalizado no edital, faça o upload do arquivo e aguarde o retorno em até 72 horas.

• Portador de Diploma: quem já possui diploma de graduação pode realizar a matrícula automaticamente, sem necessidade de passar por uma nova avaliação.

A matrícula será efetivada após a geração do boleto ou indicação de dados financeiros para o pagamento da primeira mensalidade.

A partir dessa data, há um prazo de 40 dias para enviar a documentação solicitada ao local indicado no edital.

Além disso, também já será possível acessar a plataforma Ambientação EAD, que oferece cursos gratuitos para experimentar e se familiarizar com o Senac EAD.

Confira ainda as possibilidades de transferências e descontos.

Outras informações sobre este curso:

Veja como se inscrever nos cursos de graduação do Senac EAD

Público alvo e pré-requisito:
Candidato:
- Ensino médio completo;
- Possuir e-mail e acesso à internet, com velocidade mínima recomendada de 512 kbps;
- Disponibilidade de, aproximadamente, quatro horas semanais para estudo;
- Disponibilidade para realizar duas avaliações presenciais por semestre, que ocorrerão aos finais de semana, de acordo com o cronograma acadêmico, no polo em que o aluno escolher no momento da matrícula. Atenção: os custos despendidos para os encontros presenciais são de total responsabilidade do aluno.

Computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone, em caso de conferências de áudio;
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS;
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.
- Confira a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in. (http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf)

Metodologia:
Os cursos de graduação do Senac EAD antecipam tendências e possuem metodologia que reforça a importância de unir teoria, prática e empreendedorismo, estimulando a participação ativa dos alunos na busca por soluções exigidas pelo mercado de trabalho.

As atividades são realizadas virtualmente, o que proporciona flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado. Entre elas, estão leituras de texto, aulas expositivas, vídeo-aulas, discussões em fóruns, tarefas individuais e em grupo, realização de testes, entre outros. Os materiais didáticos também são pautados na acessibilidade, especialmente para alunos com deficiência visual e auditiva, garantindo condições de acesso à informação.
Componentes curriculares:
Disciplina Carga Horária
Administração Financeira 72
Branding no Varejo 36
Comunicação Integrada 72
Diferenciação, Segmentação e Posicionamento 72
Economia e Estratégia de Precificação 72
Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa 72
Estratégia de Comercialização e Logística Integrada 72
Ética, Cidadania e Sustentabilidade 72
Gestão da Informação e Inteligência de Mercado 72
Gestão de Operações e Serviços 72
Gestão de Pessoas 36
Gestão de Políticas Comerciais 72
Gestão Mercadológica 72
Introdução ao Direito 36
Marketing de Relacionamento 72
Marketing Digital e E-commerce 72
Matemática Aplicada e Estatística 72
Modelos de Gestão 72
Pesquisa, Tecnologia e Sociedade 72
Previsão de Demanda e Planejamento Comercial 36
Projeto Integrador I: trade marketing e processo de vendas e representações 36
Projeto Integrador II: posicionamento de mercado 36
Projeto Integrador III: aplicação prática do CRM (Customer Relationship Management) 36
Projeto Integrador IV: business plan 72
Tópicos Avançados de Gestão Comercial 72
Trade Marketing 72
Investimento:

30 parcelas de R$ 302,00. A primeira parcela é considerada como matrícula.

Para comerciários, mensalidade de R$ 241,60. (Desconto de 20% para quem trabalha em empresas contribuintes do setor de comércio de bens, serviços e turismo, seja empregado, empresário ou sócio. Confira aqui.)

Para saber mais sobre as parcelas do seu curso, clique aqui.

Desconto promocional: com exceção da matrícula, será concedido desconto de 3% para pagamento da mensalidade até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista do semestre completo.

Para conferir outras informações sobre a política de descontos, clique aqui.

Observação:

- Valores válidos para ingressantes em 2018.

- O valor do semestre corresponde a seis parcelas de igual valor, quando o pagamento ocorrer antes do início ou no primeiro mês do semestre letivo (janeiro ou julho). Quando o pagamento ocorrer no segundo mês letivo (fevereiro ou agosto), o valor do semestre será dividido em cinco parcelas. Quando ocorrer no terceiro mês letivo (março ou setembro), será dividido em quatro parcelas.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes

Corpo Docente:

Coordenação do curso:
Alexandre Ferreira dos Santos | Currículo Lattes
E-mail: alexandre.fsantos@sp.senac.br

Corpo docente:
André Martins de Almeida | Currículo Lattes
Andrea Meneghel Alves | Currículo Lattes
Caio Augusto Carvalho Alves | Currículo Lattes
Carlos Eduardo da Silva | Currículo Lattes
Clarelisy Batista Franco Fragoso Ramires | Currículo Lattes
Luiz Fernando Gomes Pinto | Currículo Lattes
Marcelo Cerqueira Silva | Currículo Lattes
Maria Joseneide Apolinario | Currículo Lattes
Nidia Isabel Marques Saraiva | Currículo Lattes
Rachel Xenia Chang | Currículo Lattes
Roberto Biava Junior | Currículo Lattes
Shirley Ferreira Signorelli | Currículo Lattes