18/01/2017

Plataforma desenvolvida pelo Senac Rio Grande do Sul é opção para quem busca alternativa ao currículo tradicional

Criar um currículo nem sempre é tarefa fácil. Afinal, quais informações devem ser inseridas nesse espaço? Existe um tamanho ideal? E a ordem a ser seguida? Para facilitar esse processo, o Senac Rio Grande do Sul criou o Infocurrículo, uma ferramenta virtual que disponibiliza três diferentes modelos de currículo em formato de infográfico.

"A proposta é oferecer um serviço diferente, simples e gratuito para que os usuários possam ter um 'empurrãozinho' de criatividade e inovação no momento de criar seu currículo", conta Anna Quadros, coordenadora da Assessoria de Marketing do Senac Rio Grande do Sul. "Baseado na tendência da exposição das informações em infográfico, pensamos em criar opções diferenciadas, nas quais os dados são dispostos de uma maneira mais intuitiva de interpretação", completa.

Para realizar a elaboração do currículo, basta acessar a plataforma e preencher os campos solicitados ao longo das três etapas, divididas em dados pessoais, dados curriculares e escolha do modelo desejado. Os itens do formulário também são acompanhados por dicas que ajudam o usuário a disponibilizar as informações com ortografia correta, de maneira clara e organizada.

Segundo Andrea Brauch Wanowschek dos Santos, responsável pela coordenação do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac EAD, os modelos gerados pela plataforma possuem todos os componentes essenciais em um bom currículo, como identificação, espaço para um texto de apresentação e indicação do objetivo, formação acadêmica, cursos de aperfeiçoamento, habilidades e experiência profissional.

A ferramenta ainda é uma opção para quem busca modelos mais criativos, uma alternativa aos formatos tradicionais. "Ter um currículo diferente pode fazer a diferença em uma etapa do processo seletivo, mas é preciso estar alinhado ao perfil da empresa e à vaga disputada. O profissional também precisa se sentir confortável em apresentá-lo dessa forma diferenciada, caso tenha que justificá-lo em uma possível etapa presencial", alerta Anna.

Andrea concorda que a escolha pelo modelo tradicional ou criativo depende da oportunidade a qual o profissional estiver concorrendo, optando sempre pelo formato mais adequado à vaga de interesse e ao setor da empresa. "O currículo é o cartão de visitas do candidato, portanto, o cuidado na sua elaboração é fundamental", afirma a coordenadora de curso.

Veja abaixo, na galeria de imagens, os três modelos disponíveis no Infocurrículo. 

Conheça a plataforma do Infocurrículo e confira o portfólio completo de cursos oferecidos pelo Senac EAD.


Leia também:

Ano novo, emprego novo: profissionais orientam como mudar de carreira

Economia criativa pode ser saída para desemprego, diz especialista

Saber gerenciar o próprio tempo é essencial para estudar a distância