14/03/2017

Aline Pereira ministra palestra para turma no Japão

A profissional também realizou palestras sobre o mercado de trabalho para alunos em diferentes cidades japonesas

Dono da segunda maior comunidade de brasileiros no exterior, o Japão acolhe cerca de 170 mil pessoas que buscaram uma nova vida do outro lado do oceano. Aline Pereira, orientadora de educação profissional do Senac EAD, teve a oportunidade de conhecer de perto a história de parte desses brasileiros durante o mês de fevereiro, quando passou três semanas ministrando aulas presenciais para os estudantes dos cursos técnicos a distância no país.

"O contato com os alunos se torna ainda mais especial por saber da dificuldade que muitos enfrentam. Eles têm histórias inspiradoras, cada um com sua particularidade", afirma Aline, que exalta o comprometimento dos estudantes. "A carga diária de trabalho é exaustiva, mas eles se esforçam mesmo assim, sempre comparecendo também aos encontros presenciais", completa.

As aulas foram realizadas em Hamamatsu, cidade localizada a 250 quilômetros de Tóquio e sede da rede de escolas Alegria do Saber, polo do Senac no Japão que recebe as atividades presenciais ao longo dos cursos técnicos EAD.

Focados no desenvolvimento pessoal dos alunos dos cursos técnicos em Administração, em Marketing e em Recursos Humanos, os encontros foram divididos em diferentes temas, como valorização profissional, valorização pessoal com enfoque em autoconhecimento e metas pessoais, comunicação, imagem e marca pessoal, relacionamento interpessoal e negociação.

Aline ainda ministrou palestras sobre o mercado de trabalho e a importância da continuidade dos estudos para o crescimento pessoal e profissional em visitas a escolas de outras cidades japonesas, como Hekinan, Ota, Suzuka, Toyota e Toyohashi.

"É de suma importância que uma instituição de ensino dê esta possibilidade aos brasileiros que residem no Japão. A maioria foi para lá jovem, e mal tinha concluído o ensino médio. O Senac EAD certamente se tornará um diferencial na vida destas pessoas", afirma a orientadora. 

Senac no Japão
Os cursos técnicos a distância do Senac são oferecidos aos brasileiros que residem no Japão desde 2015, fruto de uma parceria firmada em 2013 com a rede de escolas Alegria de Saber.

O primeiro título ofertado foi o Técnico em Administração, que teve sua primeira turma formada em junho de 2016. Em meados do mesmo ano, a instituição ampliou o portfólio no país, incluindo os cursos Técnico em Marketing e Técnico em Recursos Humanos.

Todos os cursos possuem programa e metodologia iguais aos oferecidos no Brasil, contando ainda com uma disciplina de língua e cultura japonesa.

Conheça os cursos técnicos em Administração, em Marketing e em Recursos Humanos, oferecidos pelo Senac EAD. Saiba mais sobre os cursos técnicos a distância no Japão.


Leia também:

Tecnologia reduz distância física e aproxima pessoas que cursam EAD

Confira dez dicas para turbinar o aprendizado de um novo idioma

Saber gerenciar o próprio tempo é essencial para estudar a distância