14/06/2017

Em entardecer alaranjado, homem fica de pé em jangada na frente de três grandes pedras no mar

Música, teatro, artesanato, entre outras atrações, movimentaram a primeira edição da Semana da Cultura Caiçara em Praia Grande, litoral sul de São Paulo. O evento, realizado de 25 a 31 de maio, foi idealizado por Virna Gomes Meira como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da pós-graduação a distância do Senac em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado.

Diretora da divisão administrativa da Secretaria de Cultura e Turismo do município, Virna relembra que o tema surgiu durante a disciplina Cultura e Desenvolvimento, comandada pela professora Diólia de Carvalho Graziano. O projeto avançou e virou tema de seu TCC: Identidade na Diversidade.

"No decorrer da disciplina, surgiu a oportunidade de representar a cidade em um grupo regional de estudos folclóricos. Com o incentivo da professora, me aprofundei no assunto, que de tema de TCC virou lei aprovada pela Câmara Municipal, entrando para o calendário anual oficial de Praia Grande", afirma Virna em referência à Lei nº 1.807, sancionada em 2 de junho de 2016, um ano após a apresentação do projeto para a secretaria.

Para a gestora cultural, cursar a disciplina com Diólia deu segurança para que assumisse o compromisso. "As oportunidades foram surgindo e sendo aproveitadas na medida em que novas ferramentas me eram apresentadas pelo corpo docente do Senac. A professora é grande incentivadora do empreendedorismo, sem se sobrepor à identidade da população local", diz.

Virna também exalta os aprendizados adquiridos no curso sobre planejamento e acompanhamento de projetos culturais. "Como estudado na pós-graduação, muitas vezes é necessário mudar os rumos do que se foi pensado. Planejar o mais próximo da realidade é fundamental nesse processo, pois minimiza reformulações no decorrer da implementação", alerta.

De olho no caiçara contemporâneo, o projeto teve como objetivo promover a diversidade sem perder a raiz cultural, outro aspecto trabalhado durante o curso. Esse cuidado impactou na programação do evento, que contou com diversas linguagens e abordagens sobre o tema, passando pelo tradicional fandango à dança de rua.

Palestras, produções audiovisuais, contação de histórias e ciranda para crianças também estiveram presentes na primeira edição da semana, que ainda contou com exposição do fotógrafo local Paulo Cesar Franco sobre comunidades caiçaras e com uma feira de artesanatos com peças típicas e gastronomia local.

Resgate cultural
Formados pela miscigenação entre índios, brancos e negros, os caiçaras são os povos do litoral do sudeste e sul do Brasil que viviam da pesca, caça, agricultura rudimentar e artesanato. Diversas comunidades ainda resistem à modernização, mantendo os antigos costumes e acrescentando o turismo sustentável como atividade geradora de renda.

A pesca predatória e a especulação imobiliária são outros fatores que dificultam a conservação da cultura caiçara, tornando o resgate e conhecimento dos costumes importantes ferramentas para a manutenção dessas comunidades.

"A cidade recebe em torno de 12 mil moradores novos por ano. Esta demanda implicaria na perda da identidade local, porém, a Semana da Cultura Caiçara garante sua valorização, sem deixar de interagir com as bagagens culturais que chegam anualmente", diz Virna, que já projeta uma segunda edição maior no próximo ano. "Esse crescimento permite que a cidade seja ainda mais divulgada nas grandes mídias e que novos eventos sejam desenvolvidos na baixa temporada, o que resulta na geração de empregos e mais investidores para o local", completa.

Experiência com EAD
A primeira edição da Semana da Cultura Caiçara também ocorre um ano após a conclusão da pós-graduação de Virna, em junho de 2016.

A ex-aluna conta que escolheu o curso a distância pela flexibilidade em relação ao horário e local de estudo. "Considero o Senac extremamente dinâmico, encurtando ao máximo a distância física com muita qualidade. Os professores foram sempre extremamente atenciosos e incentivadores, fatores de muita relevância neste processo, no qual é preciso aliar teoria e prática", afirma.

Veja na galeria abaixo algumas imagens do evento:


Conheça o portfólio completo de cursos oferecidos pelo Senac EAD.

Leia também:

Curadoria e experiência de consumo movimentam universo literário

Novas tendências e dicas para se destacar na carreira marcam palestra virtual

Tecnologia reduz distância física e aproxima pessoas que cursam EAD