28/07/2017

Pós-graduação Senac EAD

Se destacar no mercado de trabalho, dar um salto na carreira, aprofundar conhecimentos, adquirir novas competências, buscar novos horizontes profissionais, ampliar a rede de contatos. São muitos os benefícios que uma pós-graduação pode garantir ao profissional que investe em sua qualificação, principalmente para quem opta pelos cursos a distância.

"Cada vez mais, o mercado percebe no aluno a distância alguns diferenciais muito interessantes, como disciplina, foco e autonomia. São pessoas que buscam e pesquisam mais, que são protagonistas do seu conhecimento, o que acaba formando profissionais mais independentes e proativos", afirma Zilma Cavalheiro de Carvalho, coordenadora da pós-graduação do Senac EAD, em entrevista com transmissão ao vivo no perfil do Portal R7 no Facebook.

Durante a conversa, realizada em 18 de julho, Zilma falou sobre outros benefícios da pós-graduação a distância, além de esclarecer dúvidas do público relacionadas aos cursos EAD. Confira abaixo alguns dos tópicos abordados pela coordenadora.

Flexibilidade e custo-benefício
Na pós-graduação do Senac EAD, todas as aulas e atividades são realizadas virtualmente, exceto pela avaliação presencial obrigatória, que ocorre uma vez a cada semestre no polo selecionado pelo aluno no momento da matrícula.

Esse formato proporciona mais flexibilidade e facilita a conciliação entre os estudos e os compromissos do dia a dia, sendo uma alternativa interessante para quem tem filhos pequenos, mora em uma cidade sem o curso desejado ou possui um trabalho que ocupa grande parte do dia, entre outras situações que dificultam o deslocamento frequente para estudar presencialmente.

A possibilidade de estudar onde e quando quiser ainda reduz o tempo destinado à locomoção, assim como o orçamento com transporte e alimentação fora de casa. Outro benefício destacado por Zilma é o valor mais acessível quando comparado aos cursos presenciais, além do desconto de 20% para comerciários.

Faixa etária e localidade
A coordenadora esclareceu que não há limite de idade para estudar a distância. "Atualmente, temos alunos até 85 anos. Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode fazer pós-graduação EAD, desde que já tenha o diploma de graduação", diz.

Os cursos a distância também podem ser cursados por pessoas de diferentes localidades. "Temos cerca de 290 polos que estão em todos os Estados do País e no Distrito Federal, basta escolher o mais próximo de você. É preciso ir sempre ao polo? Não, apenas uma vez por semestre para fazer a avaliação presencial. Qualquer outro contato pode ser feito virtualmente", afirma Zilma.

Curso presencial x curso a distância
Os cursos a distância do Senac possuem a mesma estrutura curricular dos cursos presenciais da instituição.

A certificação conferida aos estudantes que concluem os cursos também é a mesma. "O aluno é um especialista no tema que estudou, independentemente da forma como estudou", esclarece Zilma.

A coordenadora ainda esclarece que, em geral, os professores do ensino superior do Senac transitam entre as duas modalidades, variando apenas a carga horária. "O fato de ser um professor de ensino a distância não quer dizer que ele não seja um professor de ensino presencial. O importante do corpo docente é a qualificação, titulação e conhecimento de mercado que ele tem", afirma.

Tempo de estudo
Em média, é indicado que o aluno dedique oito horas semanais aos estudos, adequando o tempo diário ao seu perfil e necessidade.

"Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o curso a distância não é mais fácil que o presencial. Ele é mais difícil, porque depende de você", alerta Zilma. "Por isso, é importante que o aluno acesse com frequência os fóruns de discussão. Às vezes, a dúvida de um colega pode ser a mesma que ele tem. As pessoas se ajudam muito. É importante, inclusive, para fazer um bom networking", completa.

Material didático, avaliações e TCC
O material didático é um conteúdo exclusivo, desenvolvido pelo Senac, e disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem, como é chamado o espaço digital em que o aluno estuda.

No início do curso, os alunos passam por uma semana de ambientação, na qual os coordenadores de cada curso compartilham detalhes sobre os cronogramas, auxiliam na navegação pelo espaço virtual, mostram a localização dos materiais, dão dicas de como estudar a distância, entre outras orientações.

A coordenadora ainda explica que há diferentes tipos de avaliações, como fóruns de discussão,testes on-line e trabalhos dissertativos, além da avaliação presencial obrigatória. Já o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser desenvolvido ao longo de dois ou três semestres, sendo defendido presencialmente, por meio de uma dissertação.

"Quando o aluno chega ao final do curso, ele tem seu trabalho praticamente pronto, fazendo apenas a complementação. Após o término de todas as disciplinas, ele recebe um feedback da última parte do trabalho, tendo 60 dias para formatar todo o conteúdo e realizar a entrega final", afirma.

Acompanhe aqui a entrevista completa com Zilma. Confira também outras informações na página de pós-graduação do Senac EAD. 

Leia também:

Profissional sinaliza oportunidades que surgem com expansão da EAD

Tecnologia reduz distância física e aproxima pessoas que cursam EAD

Saber gerenciar o próprio tempo é essencial para estudar a distância