03/07/2017

Sopa De Abobora Com Gengibre E Curry

Quanto menor a temperatura, maiores são as tentações gastronômicas. O frescor e leveza das saladas no verão dão lugar aos saborosos fondues, chocolates quentes e queijos e vinhos que marcam a temporada de inverno, formando uma difícil equação de equilibrar na balança. Por isso, apostar nas sopas funcionais é uma boa opção para quem deseja manter uma alimentação saudável, prática e sem excessos durante a estação mais fria do ano.

"Os alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos, trazendo vários benefícios à saúde e desempenhando um papel potencialmente favorável na redução de riscos de doenças crônicas degenerativas", afirma Bruna Lorena de Lima, tutora do curso livre Preparo de Sopas, do Senac EAD.

Isso ocorre por conta do alto teor nutricional aliado aos efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e termogênicos, conhecidos por auxiliar no processo de emagrecimento. Ingredientes como gengibre, pimenta, couve, canela e curry são alguns dos principais itens que possuem essas características. No entanto, Bruna alerta que esses alimentos devem ser consumidos regularmente para que os efeitos positivos sejam observados.

Uma dica para facilitar o dia a dia é produzir diferentes receitas de sopas funcionais e congelá-las para consumir ao longo das semanas. Segundo Ken Kusayanagi, tutor dos cursos de gastronomia do Senac EAD, as sopas podem permanecer até três meses no freezer, desde que estejam armazenadas em recipientes que suportem baixas temperaturas.

Para realizar o descongelamento, basta transferir a sopa para a geladeira dois dias antes do consumo. "Caso decida em cima da hora, também é possível iniciar o descongelamento no microondas e finalizar em uma panela", afirma Ken, que indica consumir a sopa em até três dias após descongelada.

Confira abaixo três receitas completas de sopas funcionais indicadas pelos tutores.

Sopa de Abóbora com Gengibre e Curry

Ingredientes:
1 quilo de abóbora cabotiã
200 gramas de batata doce
50 gramas de gengibre
1 cebola
4 dentes de alho
1 colher de sobremesa de curry em pó
200 mililitros de leite de coco (opcional)
2 litros de caldo de frango ou legumes
Sal e pimenta a gosto
Cebolinha para finalizar

Modo de Preparo:
Corte todos os ingredientes grosseiramente e refogue em uma panela de pressão. Adicione o caldo e tampe a panela. Cozinhe por 20 minutos após pegar pressão. Em seguida, leve ao processador e adicione o curry em pó. Transfira novamente para a panela e, após levantar fervura, adicione o leite de coco (opcional) e acerte o sal e a pimenta. Finalize com cebolinha e sirva.

Sopa de Lentilha Picante

Ingredientes:
1 cebola cortada em cubos pequenos
3 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de azeite de oliva
250 gramas de lentilha lavada
1,5 litro de água ou caldo de legumes
½ colher de chá de cominho em pó
½ colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de pimenta calabresa
1 batata grande cortada em cubos
½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de salsinha picada para decorar

Modo de preparo:
Em uma panela de fundo grosso, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até que fiquem macios, cuidando para que não queimem. Acrescente a lentilha e mexa. Coloque a água, cominho, canela e pimenta calabresa. Deixe levantar fervura e tempere com sal. Cozinhe por 10 minutos. Em seguida, adicione a batata e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos ou até que a lentilha e a batata estejam macias. Acerte o tempero, se necessário. Sirva e decore com salsinha picada.

Caldo Verde

Ingredientes:
1 quilo de mandioquinha cortada grosseiramente
2 litros de caldo de frango ou legumes
1 cebola
100 mililitros de azeite de oliva
4 dentes de alho
1 maço de couve cortada bem fina
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Adicione as mandioquinhas e refogue. Em seguida, acrescente o caldo. Cozinhe até as mandioquinhas ficarem macias. Bata no liquidificador, adicionando um fio de azeite. Transfira novamente para a panela, acerte o sal e adicione a couve para amolecer.

Conheça os cursos de gastronomia do Senac EAD.

Leia também:

"Nutrição está diretamente relacionada com emoções", diz especialista