06/09/2017

Senac EAD participa do Ciaed 2017

A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) realiza, de 17 a 21 de setembro, a 23ª edição do Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com o tema Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação, o congresso refletirá sobre estratégias pedagógicas e elementos educacionais que respondam às necessidades dos alunos na era digital e ao objetivo da aprendizagem, de forma sustentável. Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição no site oficial.

Co-realizador do encontro, o Senac contará com a participação de diversos profissionais que atuam com educação a distância entre os palestrantes. Confira abaixo a programação completa da instituição no evento:

Aplicação do Conceito Acarde (Ambientação de comunicação, armazenamento e recuperação de dados educacionais) no Reaproveitamento de Objetos de Aprendizagem em Linha de Produção para EAD

18/09/2017, das 16 horas às 16h25 - Sala Vivace 1

Será apresentado o conceito de criação e reaproveitamento de objetos de aprendizagem com auxílio de Acarde (Ambiente de Comunicação, Armazenamento e Recuperação de Dados Educacionais) com base no modelo de acoplamento intercambiável em equipes multidisciplinares.

Palestrante: Daniel Cesar de Souza

Aprendizagem Colaborativa para Desenvolver Competências na Educação a Distância

18/09/2017, das 16h30 às 16h55 - Sala Vivace 1

A aprendizagem colaborativa ressalta pela participação ativa e a interação, tanto dos alunos como dos professores. Desta forma, os ambientes e as atividades propostas devem fornecer possibilidades que propiciem um crescimento em grupo.

A metodologia de desenvolvimento de competências, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores, tem como principal objetivo considerar o aluno protagonista de seu aprendizado.

Neste contexto, apresentaremos um relato de experiência da produção e aplicação de atividades baseadas nos conceitos de aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento de competências no programa Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados na modalidade de educação a distância.

Palestrante: Claire Stele Marambio Martinez

Assessoria de Polos: estratégias de gestão em operação com grande capilaridade

18/09/2017, das 17 horas às 17h25 - Sala Vivace 1

A atuação em rede com os polos do Senac e seus interlocutores exige gestão estratégica para disseminação dos processos da operação de educação a distância. A palestra visa apresentar as práticas de atuação da assessoria consultiva com mais de 320 polos.

Palestrante: Augusto Codevilla Soares

Estilos de Aprendizagem, Abordagens ao Estudo e Participação On-line na Rede Nacional EAD Senac

19/09/2017, das 13 horas às 13h25 - Sala Vivace 2

A prática pedagógica realizada no E-learning é baseada, principalmente, em processos de ensinar e aprender assíncronos e requer, consequentemente, uma cautela particular na seleção de materiais didáticos, na escolha das tecnologias digitais e, particularmente, nas estratégias pedagógicas adotadas.

Nessa lógica, o modelo pedagógico subjacente ao curso, a utilização de situações reais e simulações nas atividades propostas, a interação dos alunos com seus pares e professores-tutores e, sobretudo, o respeito das diversas características individuais dos sujeitos envolvidos, influenciam na implementação de uma educação de qualidade.

Este estudo busca contribuir para o aprofundamento deste debate, no que diz respeito, especificamente, às possíveis relações entre os estilos de aprendizagem, as abordagens ao estudo e a participação on-line em cursos de educação profissional e tecnológica da Rede Nacional EAD Senac.

Palestrante: Edwin Giebelen

O Desafio da Qualidade nos Cursos Técnicos a Distância para uma Rede em Âmbito Nacional

19/09/2017, das 14 horas às 14h25 - Sala Sonata 5

Palestrante: Sidinei Rossi

Learning Analytics como Impulsionador de Novos Modelos de Avaliação da Aprendizagem

19/09/2017, das 14 horas às 14h25 - Sala Vivace 2

A captura e análise de dados mudou a forma como as decisões são tomadas e os recursos são alocados em diversos segmentos desde às áreas empresariais, passando pela comunicação e o entretenimento. Na educação, o uso de dados e análises de desempenho, podem melhorar de forma expressiva a aprendizagem dos estudantes, o processo de avaliação e autogestão de todo processo.

A palestra apresenta o conceito de mineração de dados, usando o Learning Analytics como estratégia central na modelagem de novos modelos de avaliação, usando como case o curso de pós-graduação Tecnologias na Aprendizagem da Rede EAD Senac. A atividade apresenta práticas de análise e ferramentas, que colocam essa importante tendência como uma das mais prioritárias para a educação superior.

Palestrante: Luciana Aparecida Santos

Promoção do Acesso a Formação Inicial e Continuada Por Meio da EAD

19/09/2017, das 14 horas às 14h25 - Sala Allegro 2

É fato que a educação a distância tem possibilitado a milhares de pessoas o acesso ao conhecimento, tanto no âmbito formal quanto não-formal. Nesse sentido, o Senac tem contribuído para oportunizar a formação inicial e continuada de trabalhadores em diversos municípios brasileiros com a oferta de cursos de formação, qualificação e aperfeiçoamento profissional a distância.

São milhares de alunos atendidos nos 26 Estados e no Distrito Federal nos mais remotos municípios. Isso comprova a capilaridade das ações educacionais do Senac por meio do ensino na modalidade a distância em cumprimento a sua missão de educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Indica também, as possibilidades de expansão desse atendimento, promovendo a cidadania e condições de acesso e permanência no mercado de trabalho.

Palestrante: Talita Costa de Oliveira Almeida

Técnico em Logística no Contexto do Modelo Pedagógico Senac: desafios de uma escrita para a formação profissional

19/09/2017, das 16h30 às 18h - TC 103 - Sessão Pôster - Apresentações de Trabalhos Científicos

Palestrantes: Ana Paulo dos Passos de Castro Ramos, Cláudio Graubmann, Giancarlo Silva Giacomelli, Nadia Studzinski Estima De Castro, Rodrigo Mércio Silveira e Sidinei Rossi

Pensamento Visual: o que é e como utilizar essa poderosa ferramenta para organizar e comunicar ideias

20/09/2017, das 9 às 12 horas – Sala Cantata 2 – MC10

Em tempos de excesso de informação, é comum surgirem questões como: O que fazer com tanta informação gerada? Como organizar ideias? Como comunicá-las de forma simples e eficaz? O pensamento visual (visual thinking) é um caminho que permite facilitar o processo de organização e comunicação de forma clara e memorável, trazendo para o papel todas suas ideias em forma de técnicas simples de desenho que qualquer pessoa pode fazer.

Palestrantes: Gustavo Correa Kitagawa e Valdemir Nunes da Costa

Desafios de Desenvolvimento de Cursos Alinhados com o Mundo do Trabalho

20/09/2017, das 13 horas às 14h30 - Sala Sonata 4 - Fórum Nacional de Educação Técnica e Profissional (FNEAD)

Palestrantes: Sidinei Rossi
Coordenação: George Bento Catunda - Secretaria de Educação de Pernambuco

As Novas Gerações e as Oportunidades da EAD na Sociedade da Cultura Digital

20/09/2017, das 13h30 às 13h55 – Sala Minueto

Nascidos em meio a inúmeras tecnologias de rede, as novas gerações têm se caracterizado por um ritmo hiperativo de acesso e disseminação de informação. O modelo tradicional de sala de aula não está preparado para atender esse ritmo desconcertado, fragmentado e disperso dos nativos digitais, o que abre algumas oportunidades para o modelo de EAD.

Palestrante: Luciano Blauth

Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais

20/09/2017, das 15h30 às 15h55 - Sala Sonata 3

Demonstrar a importância da mediação para a EAD, indicando novas formas de trabalho e possibilidades.

Palestrantes: Alexandre Ferreira dos Santos e Caio Augusto Carvalho Alves

User Experience: o papel da usabilidade na produção de conteúdo de cursos técnicos EAD

20/09/2017, das 16h30 às 16h55 - Sala Vivace 2

Atualmente, a simples disponibilização de informações e conteúdos aos alunos não é mais suficiente para se destacar no concorrido mercado da EAD - é necessário investir na experiência dos usuários.

É nesse contexto que surgem os estudos sobre User Experience. UX é mais do que entregar um produto ou serviço bonito ao usuário. É desenvolver um material que atenda às necessidades do aluno - inclusive as que ele não sabe que tem - sem ele precisar pensar sobre como se deve usar as ferramentas dispostas.

Essa palestra tem o objetivo de apresentar princípios, técnicas e ferramentas de UX utilizadas no Senac EAD para desenvolver materiais atrativos, intuitivos e interativos, capazes de proporcionar uma boa experiência de aprendizagem ao aluno.

Palestrante: Vanessa Silva

Gestão e Regulação Para o Ensino Técnico a Distância

20/09/2017, das 16h30 às 18 horas - Sala Prelúdio (Mesa-Redonda)

Considerando as características e especificidades dos cursos técnicos, a presente mesa-redonda pretende discutir os processos de gestão e regulação dos cursos e seus impactos tanto no âmbito institucional quanto na dimensão pedagógica e de aprendizagem. Os cursos técnicos exigem projetos educativos a distância com modelos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento de competências profissionais alinhadas com as demandas do mundo do trabalho.

Palestrantes:

Sidinei Rossi - Rede EAD Senac
George Bento Catunda - Faculdades de Olinda e Secretaria de Educação de Pernambuco (FOCCA)
Elaine C. P. Guarisi - Instituto Monitor Maria Stella
Aoki Cerri - Cruzeiro do Sul Educacional

Formação Continuada em EAD

20/09/2017, das 16h30 às 18 horas - Sala Presto (Mesa-Redonda)

A formação continuada dos profissionais é considerada como uma ação corporativa importante frente à produção de conhecimentos em fluxo e à constante atualização dos processos de trabalho. Por esse motivo, a formação continuada no contexto das organizações deve ser frequentemente analisada de modo a manter-se coerente com as demandas do mercado, cada vez mais orientado pela competitividade. Esta mesa-redonda apresenta o olhar de diferentes profissionais do mundo corporativo sobre o uso da EaD na educação continuada, de modo a gerar uma ampla discussão acerca de possibilidades e de projetos inovadores mediados por tecnologia.

Palestrantes:

Renata Batista Garcia Fernandes – Rede EAD Senac
Fernanda Furuno - Guia EaD Brasil
Eliana Fernandes Guedes - Guia EaD Brasil
Tatiana N. Szymanskyj - Energia On Line.com

Ampliando a Taxa de Conversão: O Desafio da Eficácia de Vendas nos Cursos Técnicos EAD

20/09/2017, das 17 horas às 17h25 - Sala Vivace 1

O desafio da conversão de inscritos em matriculados em cursos técnicos EAD requer um processo centralizado de relacionamento ativo e o engajamento das partes envolvidas. A palestra tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na implantação de uma equipe de conversão, com atuação nacional.

Palestrante: Chirlene Rezende 

Pensamento Visual: o que é e como utilizar essa poderosa ferramenta para organizar e comunicar ideias

21/09/2017, das 9 às 12 horas – Sala Cantata 2 – MC10

Em tempos de excesso de informação, é comum surgirem questões como: O que fazer com tanta informação gerada? Como organizar ideias? Como comunicá-las de forma simples e eficaz? O pensamento visual (visual thinking) é um caminho que permite facilitar o processo de organização e comunicação de forma clara e memorável, trazendo para o papel todas suas ideias em forma de técnicas simples de desenho que qualquer pessoa pode fazer.

Palestrantes: Gustavo Correa Kitagawa e Valdemir Nunes da Costa

Aprendizagem e Desenvolvimento no Contexto EAD: o papel da interação e da mediação

21/09/2017, das 13h30 às 13h55 – Sala Sonata 2

Embora a aprendizagem e o desenvolvimento possam parecer sinônimos, os termos assumem significados diferentes e são responsáveis por processos específicos, porém complementares. Dentro de uma visão interacionista, tais processos são necessários e imprescindíveis para a construção do conhecimento e da inteligência.

Este mini-curso tem objetivo apresentar aspectos teóricos a respeito do desenvolvimento e da aprendizagem numa visão interacionista, como também destacar o papel da interação e da mediação num contexto EAD, buscando mostrar como ocorre a construção de conhecimentos.

Palestrante: Tamires Alves Monteiro

UX Para LX: a emergência de um design da experiência do aluno

21/09/2017, das 13 horas às 13h25 – Sala Adagio 1

Esta apresentação terá como foco a importância de articular as estratégias de UX para no contexto do design educacional, principalmente, no que diz respeito à importância de se criar interfaces digitais acessíveis para diferentes públicos.

Partindo de uma articulação entre design educacional e experiência de aprendizagem, a apresentação provocará reflexões e apresentará princípios essenciais para promover um design centrado no estudante e em suas necessidades.

Palestrantes:
Adriana Clementino – Rede EAD Senac
Cristiane Freire de Sá – Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Metodologias Ativas Como Facilitadora da Construção do Conhecimento no Ensino Superior EAD

21/09/2017 - TC 459 - Sessão Pôster – Apresentação de Trabalhos Científicos

Palestrantes:
Adriana Clementino, Cláudia C. M. Souza e Silvia Cristina Hito

Utilização de Padrões, Métodos e Ferramentas Colaborativas no Fluxo Produtivo EAD

21/09/2017, das 15h30 às 15h55 – Sala Vivace 1

Será apresentado o modelo de escritório de projetos no escopo EAD, aplicando técnicas da indústria de software com foco na padronização do fluxo produtivo, utilizando métodos e ferramentas que auxiliam na comunicação e colaboração entre seus agentes no processo.

Palestrante: Daniel Cesar de Souza

Uso da Modalidade a Distância nos Treinamentos de Saúde e Segurança Determinados Pelas Normas Regulamentadoras - NRs

21/09/2017, das 16h30 às 18 horas – Sala Vivace 2

As Normas Regulamentadoras - NRs determinam que os profissionais que atuam em diferentes situações de risco, no ambiente de trabalho, participem de treinamentos específicos. A modalidade a distância atende as exigências das normas uma vez que tais treinamentos são de caráter prevensionista e garante a formação de profissionais que trabalham nos grandes centros urbanos e também aqueles que estão geograficamente mais distantes.

Outro aspecto importante a ser considerado nos treinamentos a distância é o atendimento imediato das demandas, capacitando os profissionais para a atividade segura. Cabe destacar que o treinamento a distância qualifica os profissionais para os procedimentos adequados e seguros por meio de simulações, estudos de caso e recursos tecnológicos alinhados com os objetivos de cada treinamento.

Atualmente, a inovação faz parte do contexto das organizações e a tecnologia responde aos desafios educacionais gerando soluções seguras e adequadas para a atualização profissional em diferentes segmentos. Com a modalidade a distância, os treinamentos são organizados de forma mais sistêmica e integrada, contribuindo para a aprendizagem organizacional com base na gestão do conhecimento.

Palestrantes:
Anderson Chirmici – Rede EAD Senac
Tatiana Nacarato Szymanskyj - Sistema Energi@on-line
Ascold Jorge Szymanskyj - Sistema Energi@on-line
Dennis F. de Figueiredo - Previnsa Consultoria em Prevenção

Serviço:
Maestra Eventos e Convenções / Recanto Cataratas Thermas, Resort & Convention
Avenida Costa e Silva, 3500
Foz do Iguaçu - PR
Data: 17/09/2017 até 21/09/2017
Preço: Confira no site oficial do evento.

Leia também:

Profissional sinaliza oportunidades que surgem com expansão da EAD

Tecnologia reduz distância física e aproxima pessoas que cursam EAD

Educadores abordam desafios e soluções do ensino na era digital