10/10/2017

Formatura de turma do Técnico em Administração do Senac EAD no Japão

Os meses de agosto e setembro foram especiais para alunos de cursos técnicos do Senac EAD no Japão. Foi nesse período que a docente Samantha Lima Vieira passou cerca de duas semanas no país asiático, conhecendo de perto a história de parte das 170 mil pessoas que fazem do local a segunda maior comunidade de brasileiros no exterior. 

Durante sua passagem, a docente ministrou uma aula para as turmas do Técnico em Administração, Marketing e Recursos Humanos, na qual abordou temas como tendências organizacionais, estratégias de inovação e ferramentas de design de serviços, além de planejamento estratégico pessoal para estimular os estudantes a traçarem objetivos para o futuro.

A atividade foi realizada em Hamamatsu, cidade localizada a 250 quilômetros de Tóquio e sede da rede de escolas Alegria do Saber, polo do Senac no Japão que recebe as atividades presenciais ao longo dos cursos técnicos EAD.

Outro ponto alto foi a formatura dos alunos do Técnico em Administração, realizada no final de agosto. Além de Samantha, a cerimônia contou com a presença da coordenadora do polo, Claudia Gomes, o Cônsul Geral do Brasil em Hamamatsu, ministro José Antônio Gomes Piras, e demais autoridades da Alegria de Saber.

  Alunas de cursos técnicos do Senac EAD no Japão
  Alunas dos cursos técnicos EAD no Japão

"Apesar de já ter uma ideia sobre o cenário no qual eles estão inseridos, a viagem me permitiu conhecer melhor essa realidade que não é nada fácil, pois a principal força de trabalho no Japão são as fábricas, que envolvem atividades pesadas e extensas jornadas", afirma Samantha. "Por isso, essa vivência é essencial para o desenvolvimento das turmas. Muitos enxergam a qualificação como uma oportunidade de mudança de vida, seja na área em que atuam, para ampliar as possibilidades de empreendimento ou, até mesmo, para retornarem ao Brasil", completa. 

Para a docente, todas os estudantes possuem histórias inspiradoras, mas uma chamou sua atenção. “Fiquei admirada com duas alunas do curso de Recursos Humanos, a Andreia e a Amanda. Elas são mãe e filha e uma motiva a outra para estudar. Achei isso muito bacana!”, diz Samantha.  

Senac no Japão
Os cursos técnicos a distância do Senac são oferecidos aos brasileiros que residem no Japão desde 2015, fruto de uma parceria firmada em 2013 com a rede de escolas Alegria de Saber.

O primeiro título ofertado foi o Técnico em Administração, que teve sua primeira turma formada em junho de 2016. Em meados do mesmo ano, a instituição ampliou o portfólio no país, incluindo os cursos Técnico em Marketing e Técnico em Recursos Humanos.

Todos os cursos possuem programa e metodologia iguais aos oferecidos no Brasil, contando ainda com uma disciplina de língua e cultura japonesa.

Saiba mais sobre os cursos técnicos a distância no Japão.

Leia também:

Flexibilidade, diploma, networking: desconstrua 4 mitos sobre EAD

Turma cria startup ambiental e leva prêmio com projeto para food trucks


Docentes indicam como dar start na carreira para atuar na área de games