09/10/2017

Alunos do Senac reunidos na Feira de Projetos

Cinco alunos do Técnico em Meio Ambiente do Senac EAD conquistaram o segundo lugar na 8ª Feira de Projetos, realizada em agosto pelo Senac Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 100 trabalhos foram apresentados, mobilizando cerca de 300 estudantes.

O evento, que tem como objetivo unir teoria à prática e divulgar a produção científica e tecnológica desenvolvida pelos estudantes da instituição, contou com o tema Construindo Soluções para Empresas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

   Alunos do Técnico em Meio Ambiente do Senac EAD são premiados por projeto para food trucks
  Alunos apresentam Blitz do Food Truck no evento

Pensando nisso, Aline Stolz, Andreia Santos, Bruno das Neves, Carolina Nunes e Rejane Ruschel desenvolveram o projeto Blitz do Food Truck, que orienta empreendedores gastronômicos sobre os principais cuidados ambientais necessários para atuar nessa área, além de auxiliar nos processos de autorização de funcionamento junto à prefeitura de Porto Alegre, cidade onde realizam as atividades presenciais do curso.

No decorrer do projeto, a turma participou de reuniões com departamentos do município para mapear processos de autorização, questões sanitárias, destinação de resíduos sólidos e legislações referentes aos food trucks.

Para ampliar o alcance de clientes, também organizaram um workshop de boas práticas sanitárias e segregação de resíduos e criaram um selo de qualidade para aqueles que aderirem ao projeto. Fixado no veículo em forma de adesivo, o Eco Selo traz um QR Code com o descritivo completo das boas práticas e licenças que o food truck possui, destacando sua responsabilidade socioambiental perante o público.

Startup

 

 

Alunos do Técnico em Meio Ambiente do Senac EAD são premiados por projeto para food trucks na Feira de ProjetosSidinei Rossi, gestor de cursos técnicos do Senac EAD, conferiu o trabalho do grupo na feira


A Blitz do Food Truck passou a integrar o portfólio de serviços oferecidos pelo Consultório Ambiental, startup criada pelos próprios estudantes logo após se conhecerem no Senac para oferecerem soluções ambientais a empresas da região.

"Os alunos se juntaram com um propósito de vida, onde eles traçaram um futuro empreendedor como técnicos em meio ambiente, além das profissões que cada um possui atualmente", afirma a docente Marilia Teixeira, orientadora do projeto. "Todos são graduados em outras áreas e buscaram no Técnico em Meio Ambiente uma porta aberta para o mercado de trabalho", completa.

O grupo – composto por uma química, uma técnica agrícola, um administrador, uma bióloga e uma secretária executiva – exalta a formação multidisciplinar da empresa, possibilitada pelo encontro que tiveram no curso. 

"Sem a turma de Técnico em Meio Ambiente EAD, não teríamos nos conhecidos", afirma Bruno. "Iniciamos a empresa em maio e os resultados vêm crescendo a cada etapa, tanto colhendo dados com órgãos públicos quanto na participação de eventos com food trucks, resultando na solidificação da imagem do Consultório Ambiental como uma empresa comprometida com seus objetivos", celebra o aluno.

Responsável pela coordenação do curso, Karina de Oliveira também destaca a influência das aulas na trajetória ativa dos alunos. "Os conteúdos trabalhados em aula proporcionam aos estudantes contato com questões referentes ao empreendedorismo e marketing pessoal, alinhados ao conhecimento referente à área ambiental", afirma.

Confira o portfólio completo de cursos oferecidos pelo Senac EAD.

Leia também:

Flexibilidade, diploma, networking: desconstrua 4 mitos sobre EAD

Docentes indicam como dar start na carreira para atuar na área de games

Projeto de ex-aluna inclui cultura caiçara em calendário oficial de cidade