29/11/2017

Pessoas sentadas atrás de uma mesa de madeira, e microfe diante de cada um

Alcir Vilela Júnior, gestor do ensino superior do Senac EAD, participa de debate sobre o papel do professor no ensino a distância


Para ressaltar e fortalecer a importância da educação a distância para inclusão social no Brasil, a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) instituiu, em 2002, o dia 27 de novembro como o Dia Nacional da EAD (educação a distância).

Este ano, nessa data, em evento realizado na capital paulista, profissionais dessa modalidade de ensino falaram sobre o tema O Valor do Professor.

A pergunta Qual é o papel do professor para desenvolver uma EAD de qualidade? norteou as discussões que trataram de aspectos históricos, avanços, expectativas e perspectivas da relação entre professores e alunos mediada pela tecnologia.

A pesquisadora em psicologia cognitiva Josiane Maria de Freitas Tonelotto destaca o valor da educação a distância como a solução para o Brasil, com tão grande extensão territorial. “Algumas comunidades ficam bastante distantes dos centros. E nós podemos proporcionar esse acesso à educação. Nós temos como fazer isso. O nosso maior desafio é conhecer muito bem as necessidades dos estudantes dessa modalidade de ensino. Isso faz com que possamos oferecer o melhor para eles”.

“Muitas localidades neste país não têm nenhuma instituição de ensino superior. O EAD possibilita o acesso e com valor abaixo do praticado em na modalidade presencial. O que precisamos agora é romper o muro simbólico quando os alunos não compreendem ou não se adaptam à EAD”, declara Vinícius de Oliveira Bessi, pesquisador mestrando do Programa de Pós-graduação do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

Ela salienta os avanços da EAD: “Esses avanços exigem cada vez mais compromisso das instituições, que compartilham o mesmo o objetivo: apresentar ensino de qualidade”.

Quanto ao papel do professor, a profissional garante que as mudanças são constantes. “Hoje, o professor não tem o mesmo papel que tinha há um ano. Mas, continua sendo a figura central e de muita importância no processo de aprendizagem”.

Nesse ponto, os profissionais concordam que o papel do professor e, em particular, no ensino EAD, a do tutor é fundamental, já que o contato do aluno, que carrega na memória o espaço, o tempo e a questão da presença, necessita de apoio na comunicação para aumentar a proximidade. Então, as conversas, as dúvidas são por meio de ferramentas das mais diversas, tais como: chat, fórum de discussão e grupos de e-mail.

Por isso, “a intimidade que o professor tem com a tecnologia é capaz de nos trazer tranquilidade e conforto. Nunca ficamos sem resposta”, diz Luara Fukumoto, ex-aluna de Senac EAD. Ela cursou a graduação Tecnologia em Marketing, os cursos de pós-graduação em Gestão do Relacionamento com o Cliente e a extensão universitária em Gerência de Projetos.


Alcir Vilela Júnior, gestor do ensino superior do Senac EAD, evidencia o investimento em ações inovadoras. “Mesmo com um modelo estabelecido de ensino, os professores da EAD têm praticado novas abordagens, aplicado novos mecanismos, potencializado o uso das tecnologias e aberto espaço para inovação. Por exemplo: a ferramenta de webconferências coletivas”.

Assim, explica Alcir, esse recurso promove interação e desenvolvimento de novas competências que permitem que a aprendizagem aconteça por relações e também por um processo de construção coletiva e autônoma.

Congresso
Federic Michael Litto, presidente da Abed, divulgou o Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (Ciaed), que será realizado de 3 a 7 de outubro de 2018, em Florianópolis, Santa Catarina. E anunciou o tema da 24ª edição: Não há algoritmo definitivo para sucesso em EAD — apenas experimentação com ideias e recursos trazem resultados positivos!.

Para ele, abordar esse assunto é primordial, já que, na visão dele, não existe padrão para o ensino a distância. “Toda instituição, seja pública ou privada, precisa fazer pesquisa. Sem fazer pesquisa, a gente vai morrer na praia. Um dos principais fatores do sucesso na universidade aberta no Reino Unido é a pesquisa”.

Confira todos os cursos oferecidos pelo Senac EAD


Leia também:


Senac recebe premiação dupla em congresso internacional sobre EAD

Congresso sobre EAD tem premiação e programação intensa do Senac