18/12/2017

Empreendedorismo: ex-aluna abre empresa de assessoria em marketing e finanças

Com formação em marketing, Luara Fukumoto fez a graduação em Tecnologia em Marketing, pós-graduação em Gestão de Relacionamento com o Cliente e extensão em Gestão de Projetos Educacionais On-Line. Todos a distância, pelo Senac.

Luara conta que a graduação EAD se tornou interessante a partir do momento em que a sua vida pessoal exigiu mais presença física. “Por estar desempregada quando iniciei o curso, o valor da mensalidade mais acessível e a economia em transporte também foram importantes na escolha por estudar a on-line. 

“Sempre preferi atividades individuais, tanto para esportes, quanto para estudo e trabalho”, compartilha Luara, que desenvolveu toda sua trajetória acadêmica em ambiente virtual, fora da sala de aula tradicional.

mulher 

Organização e disciplina são fundamentais para a educação a distância. Por isso, alguns precisam se dedicar nesses quesitos. Porém, para Luara, isso não foi um empecilho, já que, talvez pala influência oriental, ela foi educada já com esses conceitos.

Luara confessa que não sentiu falta de encontros presenciais, já que houve muita facilidade de contato com os professores e tutores. “Consegui acessar os professores por fóruns abertos na plataforma de ensino que o Senac utiliza (Blackboard) e também por e-mails”. Por isso, ela recomenda pesquisar sobre as formas de contato com os professores, plataforma utilizada e tempo disponível dos professores para melhor aproveitamento do curso. O Senac foi a melhor opção que encontrei até
o momento”.

Ainda há a impressão de que estudar a distância é estar sozinho. Mas, Luara explica que os relacionamentos formados nesses cursos a surpreenderam. “Não esperava tanta proximidade, quebrou-se um paradigma em minha mente. A distância física não foi impeditivo para a proximidade entre nós, alunos. Essa foi, sem dúvida, a melhor experiência da educação a distância. A segunda melhor experiência foi a autonomia de estudo, de pesquisa de conteúdo, de tempo e local de estudos”.

Outra questão que Luara ressalta ao estudar on-line é o acesso à biblioteca virtual, que enriquece muito as informações constantes no material disponibilizado dentro do curso e contato com os professores, tutores e coordenadores de curso. “Sempre atenciosos, competentes e interessados em gerar a melhor experiência possível ao aluno”, afirma.

Carreira
Por sempre ter atuado com B2B (business to business - o segmento de atuação em que empresas negociam produtos e serviços com outras empresas, sem envolver o consumidor final, Luara sentiu a necessidade de aprender sobre o varejo e daí veio o interesse pela pós-graduação em Gestão de Relacionamento com o Cliente. “Escolhi esta área por acreditar ser de extrema importância dentro do marketing e dentro de outros estudos que ainda realizarei. A extensão foi pelo meu interesse pela EAD, tanto que foi o tema do meu TCC na pós-graduação também. Intitulado Engajamento de Aluno no Ensino Superior a Distância e a Importância do Relacionamento com o Cliente, trabalho estará disponível na biblioteca do Senac. Já a extensão em Gestão de Projetos Educacionais On-Line complementou o que queria saber sobre o ambiente de educação a distância e pelos tantos caminhos que ele pode tomar com o avanço da tecnologia”, explica a ex-aluna.

Momento de empreender
Consolidada nos estudos e com bagagem carregada de conhecimento teórico e prático, Luara está em fase de abertura de sua empresa de assessoria em marketing e finanças. “Vou atender a micro e pequenas empresas que buscam algum tipo de mudança de resultados. Aquelas que querem se organizar e não sabem por onde começar, as que querem investir e não sabem como ou onde, as que querem ampliar o público-alvo ou engajar o público que já tem, etc.. E também as que estão começando e precisam de informações sobre o mercado, clientela e atuação estratégica, entre outras ações. O objetivo será assessorar os empresários para que alcancem os melhores resultados conforme o que desejarem para seus estabelecimentos”, fala com entusiasmo.

Nesse processo, agora como profissional, Luara tem observado e aplicado conceitos e técnicas que assimilou nas aulas. Técnicas de pesquisa que utilizava por intuição e não sabia que realmente existiam, e também ferramentas que podem ser colocadas em prática para promover a melhoria nos resultados, como o neuromarketing, o UX (experiência do cliente), o CX (experiência do usuário), a avaliação constante de satisfação dos clientes, etc... “Os cursos que realizei no Senac deram nome a muitas coisas que fiz em minha vida profissional de forma intuitiva”, finaliza Luara.


Conheça os cursos Tecnologia em MarketingGestão de Relacionamento com o Cliente e Gestão de Projetos Educacionais On-Line.