29/06/2018

recursoshumanos

“Nas últimas décadas, a administração de recursos humanos passou a ser conjugada com o planejamento estratégico das organizações”, afirma Haliny Torres de Oliveira Câmara*, coordenadora e docente do curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, do Senac EAD.

Diante desse contexto, Haliny diz que o papel do tecnólogo em recursos humanos é de suma importância já que “ele atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas existentes nas organizações independentemente do segmento de atuação e porte”.

A coordenadora fala sobre o perfil desse profissional e o comportamento do mercado de trabalho nessa área. Confira: 

Quais habilidades que esse profissional deve desenvolver?

Capacidade de interpretar, apoiar, participar e gerir os processos e/ou subsistemas de gestão de pessoas.  Esse profissional deve promover ainda o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento dos colaboradores nos níveis individual, de grupo e organizacional.

 

Quais as oportunidades de trabalho que esse profissional encontra no mercado?

Ele poderá atuar em diversas áreas de uma empresa, tais como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, remuneração, gestão de carreiras, sistema de informações gerenciais, reposicionamento e recolocação das pessoas no mercado de trabalho e nas organizações.

Após a conclusão da graduação, o tecnólogo em RH poderá assumir cargos de assistência, analista, supervisão, coordenação, gerência em empresas de qualquer porte ou segmento de negócios, bem como, ser gestor de seu próprio negócio.

Quais as tendências para esse mercado no Brasil?

O mercado de recursos humanos no Brasil está em constante transformação. Entre as tendências observadas, pode-se destacar o interesse do brasileiro em trabalhar com flexibilidade de horário e local de trabalho; utilização mais eficaz da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção e na automação dos processos da gestão de RH como um todo; e repensar as estratégias organizacionais visando ao engajamento e a retenção de talentos.

Qual o principal desafio dessa profissão na atualidade?

O tecnólogo de RH, além de desenvolver as competências para atuar nos subsistemas da área, tem como desafio desenvolver-se para atuar com enfoque comportamental dos colaboradores, trabalhando aspectos relacionados à motivação, aprendizagem, liderança, comunicação interpessoal, criatividade, negociação, trabalho em equipe, entre outros. Outro desafio relevante é atualizar-se constantemente e associar a tecnologia aos processos da área, visando à sua otimização e aperfeiçoamento.

 

Haliny Torres de Oliveira Câmara* é coordenadora e docente do curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, do Senac EAD. É mestre em Administração, especialista em Docência do Ensino Superior, graduada em Gestão de Recursos Humanos e em Secretariado Executivo.

Conheça o curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, outros cursos de graduação do Senac EAD.