22/06/2018

tecnologiadainformação

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de TI e comunicação representa 8,8% do produto interno bruto (PIB) e com uma projeção de alcançar 10,7% até 2022.

As perspectivas de evolução para os próximos anos são promissoras, por conta de drivers de crescimento do setor, tais como: aumento de consumo, novas tecnologias, aumento da malha de infraestrutura, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, crescimento orgânico do mercado, entre diversos outros fatores.

Rogério dos Santos Zenaro*, coordenador do Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação do Senac EAD, afirma que o mercado demanda por profissionais de gestão da tecnologia da informação (TI) com foco em serviços e governança vem crescendo no Brasil, principalmente em organizações que prestam serviços na área de TI.

Para ele, o maior desafio dessa área é “formar profissionais com visão crítica, comprometidos com a melhoria do atendimento do mercado de serviços de TI, profissionais capazes de compreender as necessidades de clientes, parceiros e fornecedores, desenvolvendo assim, uma visão sistêmica para gerenciar, por meio de técnicas, modelos e processos, os recursos de TI das organizações”.

“Por isso, o curso do Senac, desenvolvido em parceria com a IBM (International Business Machines), tem como foco formar profissionais capazes de gerenciar, por meio de técnicas, modelos e processos, os recursos de TI das organizações prestadoras de serviços, considerando os conceitos modernos da ciência de serviços”, explica Rogério. 

Parceria IBM

Por meio da parceria, os alunos contam com o acesso gratuito ao programa IBM Academic Initiative, que além de oferecer conteúdo IBM para promover o desenvolvimento de habilidades em novas tecnologias, disponibiliza gratuitamente a plataforma IBM Cloud, incluindo Watson e seus serviços, além de materiais didáticos e incentivo a certificações, facilmente acessados por docentes do curso para a aplicação no aprendizado.

Além disso, dentre os benefícios da parceria, os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas de treinamento como Java, DB2, e Cloud Computing. Com todos esses benefícios, Rogério diz que a parceria entre a instituição de ensino e a companhia oferece um diferencial singular ao aprendizado e vivência do estudante.

“Acreditamos que seja uma oportunidade única para os alunos. A maior parte do material escrito para o curso foi feito por profissionais da IBM, que não trazem apenas elementos do mercado de trabalho como também produtos de primeira linha e material de pesquisa e conhecimento de vanguarda”, afirma.

O curso Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação tem duração de 2 anos e 6 meses e  visa uma formação a médio prazo, preparando o aluno diretamente para o mundo do trabalho e com todas as competências exigidas pela área.



Rogério dos Santos Zenaro* é graduado em Análise de Sistemas, especialista em Administração Hoteleira, pelo Senac. Atualmente é professor, coordenador e pesquisador no Senac EAD. Tem experiência na área de sistemas e ciência da informação, hospitalidade, turismo e ciência da computação.

Conheça o curso Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação outros cursos de graduação do Senac EAD.