O curso tem como objetivo especializar profissionais para atuação em práticas educativas formais, ensino regular e não formais, museus, ações e projetos culturais, por meio da investigação a respeito de métodos, conteúdos e procedimentos da área de arte e educação.

Visa, ainda, possibilitar a prática reflexiva do trabalho na área, ampliando horizontes pedagógicos, artísticos e culturais.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
agosto/2018
Término:
dezembro/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu – Especialista em Arte-Educação (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação
O profissional estará capacitado a atuar em instituições de ensino públicas e privadas, em espaços não escolares, museus, pontos de cultura, ONGs, além de empresas que desenvolvem projetos relacionados à arte, educação e cultura, atuando como agente educacional e cultural na área de artes.

Panorama de mercado
O segmento de arte e cultura encontra-se em expansão no Brasil, com a recente proliferação de cooperativas, redes e coletivos de artistas e produtores culturais, incentivados pela ampliação dos mecanismos de apoio e financiamento à cultura, tanto no setor público quanto no privado.

A reestruturação do Ministério da Cultura, iniciada em 2003, criou novas secretarias e linhas de ação, além de programas inovadores, a exemplo da Cultura Viva e o Mais Cultura, espalhados por todo o País.

Este contexto sociopolítico tende a gerar demandas consideráveis, tanto na produção de arte e cultura quanto na qualificação de profissionais.
Seleção:

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018 acontecem de 2 de maio a 31 de julho de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso é oferecido somente no formato a distância.

Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

Público alvo e pré-requisito:
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial ao final de cada semestre para avaliações obrigatórias, no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD.
- Disponibilidade para realizar a defesa presencial após o período de finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso), no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD.
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador:
- Acesso à internet (recomendável banda larga);
- Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux;
- Possuir endereço eletrônico;
- Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;
- Browser de navegação (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox);
- Mínimo de 512 Mb de memória Ram;
- Placa de som (on-board ou off-board);
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).

Público-alvo:
Destina-se a graduados nas áreas de comunicação, artes, teatro, cinema, educação e música, bem como profissionais que atuem como professores, comunicadores de artes e expressões humanas, arte-educadores, atores e profissionais de museus.
Metodologia:
Nos cursos a distância do Centro Universitário Senac, as estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos, professores e tutores por meio de recursos de apoio às atividades a distância. Nesta perspectiva, disponibilizamos materiais diversificados (textuais e audiovisuais) que abordam os conceitos pertinentes de cada área, contextualizando-os e exemplificando-os com situações reais.

As propostas de atividades envolvem exercícios de múltipla escolha, síntese e estudos de casos, com o objetivo de reunir os saberes construídos nos componentes estudados ao longo do período, e também estabelecer a relação entre teoria e prática, bem como a utilização dos conceitos aprendidos para a resolução de problemas baseados em casos reais, nos quais o aluno parte de uma problematização para consolidar sua ação. Elas favorecem a participação de cada um na construção de seus conhecimentos e também o uso do raciocínio crítico e das habilidades de comunicação para a sua resolução.
Programa:
Fundamentos em Arte-Educação - 40 horas
Educação em museus e contextos não escolares - 24 horas
Teorias e Fundamentos da Educação - 40 horas
Arte e Cultura Popular - 24 horas
História da Arte: do moderno ao contemporâneo - 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I - 24 horas
Teorias da Cultura - 32 horas
Projetos Educacionais - 32 horas
Arte e Tecnologia - 24 horas
História da Arte Brasileira - 32 horas
Metodologia para o Ensino Superior - 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 24 horas
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 237,55 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso: R$ 5.226,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes

Veja outros Cursos de Pós-graduação na área de Artes