O curso tem como objetivo especializar profissionais para atuar em avaliação de impactos, desde o desenvolvimento de estudos para o licenciamento até a gestão e o monitoramento de projetos públicos ou privados com interface ambiental.

Esses profissionais contribuirão para a melhoria do desempenho das organizações com ações de caráter preventivo e para otimização da utilização de recursos naturais, assim como a minimização das consequências negativas sobre os componentes naturais e socioeconômicos de diferentes empreendimentos.

Diferenciais:
A avaliação de impactos ambientais requer conhecimentos de diferentes áreas, sendo atividade reconhecidamente multidisciplinar. Desse modo, o curso abrange preceitos da engenharia, ciências sociais e ciências em geral, bem como direito e políticas públicas.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Investimento
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
março/2018
Término:
junho/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu – Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação
O profissional poderá atuar em agências governamentais, empresas e organizações da sociedade civil, participando de equipes multidisciplinares que desenvolvem e analisam estudos de impactos ambientais visando o licenciamento ambiental e o ordenamento sustentável do uso e ocupação do meio.

Panorama de mercado
A avaliação de impactos ambientais é uma das ferramentas mais estratégicas para o desenvolvimento, envolvendo a identificação, a mensuração e a análise de possíveis desequilíbrios socioambientais que um empreendimento pode causar em determinada região ou comunidade.

No Brasil, a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) aponta a avaliação de impactos ambientais como um dos instrumentos para alcançar seus objetivos, juntamente com o licenciamento e a revisão de atividades poluidoras, entre outros.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2018 acontecem de 2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Público alvo e pré-requisito:
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador:
- Acesso à internet (recomendável banda larga);
- Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux;
- Possuir endereço eletrônico;
- Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;
- Browser de navegação (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox);
- Mínimo de 512 Mb de memória Ram;
- Placa de som (on-board ou off-board);
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).

Público-alvo:
Destina-se a profissionais graduados nas áreas de ciências sociais, economia e meio ambiente, preferencialmente com experiência de trabalho nos campos de pesquisa, desenvolvimento, gestão, implantação e monitoramento de projetos ambientais.

O curso busca atender a demanda por especialização de engenheiros, biólogos, geólogos, geógrafos, arquitetos, sociólogos, economistas, administradores, advogados, antropólogos, arqueólogos e outros correlatos com atuação em meio ambiente.
Metodologia:
Para que as competências efetivamente se desenvolvam, os cursos de pós-graduação lato sensu deverão prever situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Tais situações devem, ainda, considerar a interdisciplinaridade, ou seja, a mobilização e articulação desses saberes, de modo que se traduzam em ações relacionadas com as competências expressas no perfil do profissional.
Programa:
Impactos Ambientais e Sustentabilidade – 24 horas
Avaliação Ambiental Estratégica – 32 horas
Processos de Licenciamento Ambiental – Marco Legal – 40 horas
EIA-RIMA: Estrutura Geral e Relações – 24 horas
Diagnóstico e Ferramentas de Análise – 32 horas
Identificação e Valores de Impactos – 40 horas
Participação Pública e Gestão de Conflitos – 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I – 24 horas
Plano Básico Ambiental e Monitoramento – 32 horas
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – 24 horas
Análise de Risco e Fiscalização – 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 24 horas
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 279,46 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Valor total do curso: R$ 6.148,00.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes

Veja outros Cursos de Pós-graduação na área de Meio Ambiente