O curso tem como objetivo especializar profissionais para atuar em avaliação de impactos, desde o desenvolvimento de estudos para o licenciamento até a gestão e o monitoramento de projetos públicos ou privados com interface ambiental.

Esses profissionais contribuirão para a melhoria do desempenho das organizações com ações de caráter preventivo e para otimização da utilização de recursos naturais, assim como a minimização das consequências negativas sobre os componentes naturais e socioeconômicos de diferentes empreendimentos.

Diferenciais:
A avaliação de impactos ambientais requer conhecimentos de diferentes áreas, sendo atividade reconhecidamente multidisciplinar. Desse modo, o curso abrange preceitos da engenharia, ciências sociais e ciências em geral, bem como direito e políticas públicas.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
agosto/2018
Término:
dezembro/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu – Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação
O profissional poderá atuar em agências governamentais, empresas e organizações da sociedade civil, participando de equipes multidisciplinares que desenvolvem e analisam estudos de impactos ambientais visando o licenciamento ambiental e o ordenamento sustentável do uso e ocupação do meio.

Panorama de mercado
A avaliação de impactos ambientais é uma das ferramentas mais estratégicas para o desenvolvimento, envolvendo a identificação, a mensuração e a análise de possíveis desequilíbrios socioambientais que um empreendimento pode causar em determinada região ou comunidade.

No Brasil, a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) aponta a avaliação de impactos ambientais como um dos instrumentos para alcançar seus objetivos, juntamente com o licenciamento e a revisão de atividades poluidoras, entre outros.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018 acontecem de 2 de maio a 31 de julho de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

 

Público alvo e pré-requisito:
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial ao final de cada semestre para avaliações obrigatórias, no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD;
- Disponibilidade para realizar a defesa presencial após o período de finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso), no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD.
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador:
- Acesso à internet (recomendável banda larga);
- Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux;
- Possuir endereço eletrônico;
- Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;
- Browser de navegação (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox);
- Mínimo de 512 Mb de memória Ram;
- Placa de som (on-board ou off-board);
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).

Público-alvo:
Destina-se a profissionais graduados nas áreas de ciências sociais, economia e meio ambiente, preferencialmente com experiência de trabalho nos campos de pesquisa, desenvolvimento, gestão, implantação e monitoramento de projetos ambientais.

O curso busca atender a demanda por especialização de engenheiros, biólogos, geólogos, geógrafos, arquitetos, sociólogos, economistas, administradores, advogados, antropólogos, arqueólogos e outros correlatos com atuação em meio ambiente.
Metodologia:
Para que as competências efetivamente se desenvolvam, os cursos de pós-graduação lato sensu deverão prever situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Tais situações devem, ainda, considerar a interdisciplinaridade, ou seja, a mobilização e articulação desses saberes, de modo que se traduzam em ações relacionadas com as competências expressas no perfil do profissional.
Programa:
Impactos Ambientais e Sustentabilidade – 24 horas
Avaliação Ambiental Estratégica – 32 horas
Processos de Licenciamento Ambiental – Marco Legal – 40 horas
EIA-RIMA: Estrutura Geral e Relações – 24 horas
Diagnóstico e Ferramentas de Análise – 32 horas
Identificação e Valores de Impactos – 40 horas
Participação Pública e Gestão de Conflitos – 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I – 24 horas
Plano Básico Ambiental e Monitoramento – 32 horas
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – 24 horas
Análise de Risco e Fiscalização – 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 24 horas
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 279,46 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Valor total do curso: R$ 6.148,00.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes