O especialista em controladoria e finanças reúne competências para gerir o levantamento, a mensuração e a análise de dados, transformando-os em informações úteis para a tomada de decisões relacionadas aos recursos financeiros. Dessa forma, sob os pontos de vista analítico e prático, o profissional coordena ou acompanha o planejamento econômico, contábil, financeiro e tributário.

O curso enfatiza igualmente as duas frentes que compõem seu nome, proporcionando uma formação mais concentrada, além de preparar o profissional para a atuação docente.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
agosto/2018
Término:
dezembro/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Controladoria e Finanças (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação
O profissional poderá atuar em organizações públicas e privadas e instituições de ensino superior, fomentando o planejamento, a execução e o controle (ciclo de gestão) e influenciando a tomada de decisões. Poderá, ainda, exercer a função de professor em disciplinas relacionadas à área de Controladoria e Finanças.


Panorama de mercado
A Michael Page, especializada no recrutamento e seleção de executivos de média e alta gerência, indica que profissionais com especialização em Ciências Contábeis estão em alta.

Estão em evidência profissões que contribuam na reestruturação interna e de dívida, no corte de gastos e posicionamento com o cliente em momentos de crise, como Logística, Tecnologia da Informação, Jurídico, Marketing Digital e Finanças.

Com relação às profissões da área de Finanças, a relevância decorre fortemente da demanda de matrizes e acionistas por informações mais precisas. Com isso, ganha destaque a controladoria, pois o profissional terá que gerar indicadores e relatórios gerenciais ainda mais completos, complexos e detalhados.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018 acontecem de 2 de maio a 31 de julho de 2018. Confira o edital.


Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

 

Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos

Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial ao final de cada semestre para avaliações obrigatórias, no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD;
- Disponibilidade para realizar a defesa presencial após o período de finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso), no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD.
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador:
- Acesso à internet (recomendável banda larga);
- Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux;
- Possuir endereço eletrônico;
- Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;
- Browser de navegação (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox);
- Mínimo de 512 Mb de memória Ram;
- Placa de som (on-board ou off-board);
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).

Público-alvo:
Profissionais graduados que desejam se especializar na área de controladoria e finanças e que buscam aprimoramento profissional para atuação efetiva no processo de gestão das organizações.
Metodologia:
Para que as competências efetivamente se desenvolvam, o curso prevê situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo, visto como insumo, é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Tais situações devem, ainda, considerar a interdisciplinaridade, ou seja, a mobilização e articulação desses saberes, de modo que se traduzam em ações relacionadas com as competências expressas no perfil do egresso.

As propostas de atividades envolvem exercícios de múltipla escolha, síntese e estudos de casos, com o objetivo de reunir os saberes construídos nos componentes estudados ao longo do período, e também estabelecer a relação entre teoria e prática e a utilização dos conceitos aprendidos para a resolução de problemas – baseados em casos reais, nos quais o aluno parte de uma problematização para consolidar sua ação. Elas favorecem a participação de cada um na construção de seus conhecimentos e também o uso do raciocínio crítico e das habilidades de comunicação para a sua resolução.

Para o estudo individual, são disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem de cada componente curricular os recursos de conteúdo – textos, vídeos e aulas narradas – que são os materiais conceituais para o estudo semanal.

É possível também indicar os materiais audiovisuais públicos (links de vídeos, podcasts, animações, simulações etc.), que favorecem a complementação, exemplificação ou contextualização dos conteúdos abordados. Além disso, para cada componente os alunos terão que fazer:

- testes com resposta automática online, por meio dos quais será possível verificar, de forma objetiva, seu progresso;
- uma produção individual, nos formatos textuais, artísticos ou audiovisuais, para demonstrar e/ou aplicar os conceitos aprendidos.
- uma auto avaliação para avaliar seu aproveitamento ao longo do componente, utilizando um mapa de competências.

Para o estudo coletivo, utilizaremos fóruns de discussão temáticos, que abordarão assuntos determinados pelo professor tutor e que fazem parte do processo formativo do aluno, cujo objetivo é estimular/facilitar a colaboração e a troca de experiências. Também serão realizadas web conferências, nas quais professores e alunos poderão compartilhar em tempo real temas pertinentes à dinâmica do curso e que se colocam como potencializadores dos componentes curriculares.

Essas atividades coletivas, além de fortalecer a rede de conhecimento estabelecida na turma, também promovem um elo entre os alunos, condição favorável aos resultados de um curso ofertado na modalidade a distância.
Programa:
- Tópicos de Contexto Econômico - 24 horas
- Controladoria - 32 horas
- Administração Estratégica e Sistemas de Informação - 32 horas
- Contabilidade Financeira - 32 horas
- Gestão Financeira e Finanças Corporativas – 40 horas
- Análise de Investimentos – 32 horas
- Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental – 32 horas
- Gestão Estratégica de Custos – 32 horas
- Tipos de Empresas, Tributos e Obrigações Legais – 32 horas
- Metodologia e Didática do Ensino Superior – 24 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso – 48 horas
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 319,63 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Valor total do curso R$ 7.032,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes

Veja outros Cursos de Pós-graduação na área de Gestão