Especializar profissionais do setor público, privado, terceiro setor, setor educacional, dentre outros, para lidarem com as questões socioambientais no âmbito individual e coletivo e para atuarem em equipes multidisciplinares como gestores e facilitadores de processos de intervenção socioambiental, contribuindo para a construção de sociedades sustentáveis, ecologicamente equilibradas e socialmente justas.

Estabelecer um processo de aprendizagem que provoque a reflexão e a construção de uma nova visão.

Debater o campo de conhecimento e de ação da Educação Ambiental com base nos princípios de sustentabilidade.

Oferecer subsídios teóricos e práticos que habilitem e motivem os profissionais a formularem e implantarem processos participativos de intervenção e de transformação nos espaços de atuação.

Possibilitar a aquisição de conhecimentos e habilidades para o planejamento e a execução de estratégias de ação de Educação Ambiental.

Contribuir para o fortalecimento do campo de atuação profissional da Educação Ambiental.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
março/2018
Término:
junho/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu – Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação:
O egresso deste curso poderá compor equipes multidisciplinares e desenvolver trabalhos de natureza interdisciplinar, voltados para as questões socioambientais e de educação ambiental, com autonomia e autogestão para atuar no setor público, privado, terceiro setor e setor educacional, em ambientes naturais e urbanos.

Panorama de mercado:
Diante dos desafios socioambientais da contemporaneidade, torna-se urgente a formação de pessoas com competências para atender às demandas ambientais atuais e desenvolver estratégias cada vez mais aprimoradas para lidar com processos extremamente complexos, sejam nas organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

A educação tem papel fundamental para o enfrentamento deste desafio. Nesse sentido, a sustentabilidade contribui potencialmente para que, por meio dos processos educativos, as pessoas reflitam, questionem valores, princípios, percebam a complexidade que envolve a vida no planeta e se convertam em agentes de transformação da realidade vivida.

Os princípios e fundamentos da educação crítica e transformadora, que busca romper com o paradigma do conhecimento fragmentado e se guia pela compreensão da complexidade dos fenômenos atuais, são aqueles para os quais a educação ambiental vem chamando a atenção, desde o momento em que o termo foi cunhado.

Diante desse quadro, percebe-se a existência de um crescente mercado de trabalho para os egressos do curso de especialização, principalmente pelo fato de a educação ambiental acompanhar o debate mundial da necessidade urgente de mudança de comportamento das pessoas e instituições com relação às questões socioambientais atuais e, com isso, vem ganhando relevância nos planos de sustentabilidade do setor corporativo, no setor público, nas instituições de ensino, bem como da opinião pública, constituindo um cenário favorável para que esteja presente em toda e qualquer atividade dos diferentes setores da sociedade.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2018 acontecem de 2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos

Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.

Público-alvo
O curso é voltado para profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento das ciências exatas, agrárias, biológicas, sociais, humanas, da saúde e engenharias, interessados em aprofundar, qualificar ou ampliar a atuação profissional na área socioambiental, com ênfase na educação ambiental, aplicada aos processos de gestão pública, empresarial e do terceiro setor. O curso também é direcionado aos profissionais do ensino formal interessados em aprofundar teórica e metodologicamente a sua prática docente no campo da educação ambiental.
Metodologia:
A opção por desenvolver competências profissionais demanda uma postura metodológica em relação à aprendizagem e ao ensino na qual a ação docente deve propiciar ao aluno o aprender a aprender, a valorização da percepção analítica, do raciocínio hipotético, da solução sistemática de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser – condições básicas para a autonomia individual e profissional.

O desafio da educação a distância, assim, é criar as condições para que esse objetivo se realize sem a presença física do professor, ou seja, construir metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem sua consecução, apoiadas em mecanismos de interação e comunicação adequadas.
Programa:
Fundamentos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Fundamentos de Gestão e Planejamento Ambiental
Relação Interpessoal e Trabalho em Grupo
Trabalho de Conclusão de Curso
Educação Ambiental no Setor Público
Educação Ambiental no Setor Corporativo e Terceiro Setor
Técnicas de Sensibilização e Mobilização
Educação Ambiental no Ensino Formal
Comunicação e Educomunicação
Práticas Educativas em Educação Ambiental
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 295,54 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso R$ 6.502,00

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes