Objetivo
Especializar profissionais para atuarem como gestores culturais nas esferas pública, privada e de organizações sociais, com visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética. A especialização capacita o gestor cultural para gerenciar projetos que se materializam em programas e atividades, a partir de planejamento - pesquisa, análise, gestão, implementação e avaliação de programas, projetos e políticas culturais, e linhas programáticas definidoras de políticas culturais, participando de todas as fases do processo: criação, produção, distribuição e difusão.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Gestão Cultural – cultura, desenvolvimento e mercado do Senac está em ampla sintonia com as tendências do segmento cultural. Sua estrutura curricular foi construída para especializar profissionais nas especificidades e complexidades do setor cultural, além das técnicas gerenciais de projetos e de financiamento cultural. As disciplinas são articuladas em dois eixos principais: Cultura e Desenvolvimento e Gestão, buscando formar gestores com uma visão crítica, global, estratégica e empreendedora e que atuem de maneira ética, compreendendo a relação direta entre o desenvolvimento humano e a cultura, e a enxergando como um valor não apenas mercadológico, mas também simbólico e social.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Certificação
  • Investimento
Carga horária:
360 horas
Mercado de trabalho:
Atuação no mercado de trabalho
O gestor cultural poderá atuar na coordenação geral de projetos ou em algumas das etapas relacionadas, como planejamento estratégico, produção executiva, captação de recursos, plano de comunicação, gestão de pessoas e financeira. Terá condições de desenvolver projetos culturais em mercados específicos da cultura, tais como o fonográfico, o editorial, o audiovisual entre outros.

Panorama de mercado
O segmento de Gestão Cultural encontra-se em franca expansão no Brasil. Prova disso é a proliferação de cooperativas, redes e coletivos de artistas e produtores culturais, incentivados pela ampliação dos mecanismos de apoio e financiamento à cultura, tanto no setor público quanto privado.

A cultura também está no centro de questões relacionadas ao desenvolvimento, ao lado da economia, meio ambiente e desenvolvimento social. A publicação da Convenção da Diversidade Cultural da Unesco, em 2005, estabelece como prioridade internacional a proteção e a promoção das expressões culturais, “frutos da criatividade humana, portadoras de significados e vinculadas a identidades culturais”. O Brasil está bastante alinhado a essa tendência, valorizando a cultura como um bem simbólico, que, atrelado à educação, ao desenvolvimento humano e à identidade, tem grande potencial de geração de trabalho e renda.

Dessa forma, a cultura aquece o mercado, movimentando a economia e gerando desenvolvimento. Nesse contexto, são demandados cada vez mais projetos e profissionais especializados, em uma área em que o autodidatismo ainda predomina e não pode mais atender às mudanças e complexidades do setor.
Data de início:
13/08/2014
Data de término:
15/12/2015
Seleção:
Inscrição online e análise de documentos*
*os documentos deverão ser enviados para análise após a conclusão da matrícula online, juntamente com o Requerimento de matrícula impresso.

Taxa de inscrição: R$ 20

As datas de início e de término do curso podem ter alterações.
Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

 56743

Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Público-alvo
Profissionais com diploma de ensino superior nas diversas áreas do conhecimento de humanidades, interessados em complementar sua formação acadêmica, especializando-se profissionalmente para aprimorar seu desempenho ou ingressar no setor cultural. Desejável, mas não obrigatório, envolvimento prévio com a área cultural.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Proposta metodológica
Elaboração de trabalhos individuais que direcionam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações similares às de uma produção cultural real. Apresentações de estudos de caso, exibições de trechos de filmes, jogos, entre outros. Palestras de profissionais - referência sobre os temas a serem discutidos, apresentações artísticas pontuais e debates, discussões e análises críticas, em que os alunos serão estimulados a se aproximar das diversas linguagens artísticas e manifestações culturais da contemporaneidade
Programa:
Componentes curriculares
- Cultura e Desenvolvimento
- Políticas Públicas para a Cultura
- Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais
- Economia da Cultura e Economia Criativa
- Teoria da Cultura
- Trabalho de Conclusão de Curso I: Estratégias de Desenvolvimento de Projetos e Programas Culturais
- Produção Executiva
- Comunicação e Marketing Cultural
- Expressões Culturais Contemporâneas
- Gestão Financeira
- Avaliação de Projetos de Programas Culturais
- Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração de Projetos e Programas Culturais
Certificação:
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Investimento:
Formas de pagamento: 18 parcelas de R$ 217,00 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)
Valor total do curso R$ 3.906,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.