Objetivo
Especializar profissionais para atuarem como gestores culturais nas esferas pública, privada e de organizações sociais, com visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética.

A especialização capacita o gestor cultural para gerenciar projetos que se materializam em programas e atividades a partir de planejamento, pesquisa, análise, gestão, implementação, avaliação de programas, projetos e políticas culturais, além de linhas programáticas definidoras de políticas culturais, participando de todas as fases do processo: criação, produção, distribuição e difusão.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Gestão Cultural – cultura, desenvolvimento e mercado do Senac está em ampla sintonia com as tendências do segmento cultural. Sua estrutura curricular foi construída para especializar profissionais nas especificidades e complexidades do setor cultural, além das técnicas gerenciais de projetos e de financiamento cultural.

As disciplinas são articuladas em dois eixos principais: Cultura e Desenvolvimento e Gestão, buscando formar gestores com uma visão crítica, global, estratégica e empreendedora e que atuem de maneira ética, compreendendo a relação direta entre o desenvolvimento humano e a cultura, e a enxergando como um valor não apenas mercadológico, mas também simbólico e social.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
agosto/2018
Término:
dezembro/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação no mercado de trabalho
O gestor cultural poderá atuar na coordenação geral de projetos ou em algumas das etapas relacionadas, como planejamento estratégico, produção executiva, captação de recursos, plano de comunicação, gestão de pessoas e financeira. Terá condições de desenvolver projetos culturais em mercados específicos da cultura, tais como o fonográfico, o editorial, o audiovisual entre outros.

Panorama de mercado
O segmento de Gestão Cultural encontra-se em franca expansão no Brasil. Prova disso é a proliferação de cooperativas, redes e coletivos de artistas e produtores culturais, incentivados pela ampliação dos mecanismos de apoio e financiamento à cultura, tanto no setor público quanto privado.

A cultura também está no centro de questões relacionadas ao desenvolvimento, ao lado da economia, meio ambiente e desenvolvimento social. A publicação da Convenção da Diversidade Cultural da Unesco, em 2005, estabelece como prioridade internacional a proteção e a promoção das expressões culturais, “frutos da criatividade humana, portadoras de significados e vinculadas a identidades culturais”. O Brasil está bastante alinhado a essa tendência, valorizando a cultura como um bem simbólico, que, atrelado à educação, ao desenvolvimento humano e à identidade, tem grande potencial de geração de trabalho e renda.

Dessa forma, a cultura aquece o mercado, movimentando a economia e gerando desenvolvimento. Nesse contexto, são demandados cada vez mais projetos e profissionais especializados, em uma área em que o autodidatismo ainda predomina e não pode mais atender às mudanças e complexidades do setor.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018 acontecem de 2 de maio a 31 de julho de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido em formato somente a distância.

Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.


Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial ao final de cada semestre para avaliações obrigatórias, no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD;
- Disponibilidade para realizar a defesa presencial após o período de finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso), no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD.
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Público-alvo
Profissionais com diploma de ensino superior nas diversas áreas do conhecimento de humanidades, interessados em complementar sua formação acadêmica, especializando-se profissionalmente para aprimorar seu desempenho ou ingressar no setor cultural. Desejável, mas não obrigatório, envolvimento prévio com a área cultural.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Proposta metodológica
Elaboração de trabalhos individuais que direcionam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações similares às de uma produção cultural real. Apresentações de estudos de caso, exibições de trechos de filmes, jogos, entre outros. Palestras de profissionais - referência sobre os temas a serem discutidos, apresentações artísticas pontuais e debates, discussões e análises críticas, em que os alunos serão estimulados a se aproximar das diversas linguagens artísticas e manifestações culturais da contemporaneidade
Programa:
Componentes curriculares
- Cultura e Desenvolvimento
- Políticas Públicas para a Cultura
- Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais
- Economia da Cultura e Economia Criativa
- Teoria da Cultura
- Trabalho de Conclusão de Curso I: Estratégias de Desenvolvimento de Projetos e Programas Culturais
- Produção Executiva
- Comunicação e Marketing Cultural
- Expressões Culturais Contemporâneas
- Gestão Financeira
- Avaliação de Projetos de Programas Culturais
- Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração de Projetos e Programas Culturais
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 237,54 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso R$ 5.226,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

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Perguntas frequentes

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