O curso tem como proposta desenvolver competências na gestão de perigos e contaminantes alimentares em toda a cadeia de produção – do campo à mesa do consumidor, proporcionando uma visão sistêmica de toda a cadeia.

Ainda tem como objetivo oferecer aos alunos uma visão que reforce constantemente a relação entre a teoria e a prática e apresenta diversas ferramentas no ambiente virtual de aprendizagem, que promovem a troca contínua de experiências entre os participantes e tornam possível preparar profissionais para atuar efetivamente no mercado de trabalho, que é o principal objetivo dessa especialização.

Diferenciais
O curso foi desenvolvido com a proposta de atender aos profissionais da área de forma mais abrangente, considerando especialmente que:

- Os profissionais da área apresentam pouca (ou nenhuma) disponibilidade para frequentar um curso presencial, mesmo que este seja oferecido apenas aos finais de semana.

- Grande parte dos cursos de especialização similares apresentados pelo mercado trabalham os setores produtivos e os de serviços de alimentação de forma independente, sem que haja uma apresentação formal dos elos entre as cadeias.

Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Certificação
  • Investimento
Duração:
18 meses (360 horas)
Mercado de trabalho:
Atuação
O curso propõe a formação de um profissional que poderá atuar na área de gestão da segurança de alimentos em indústrias, distribuidoras de alimentos ou serviços de alimentação, desempenhando funções a partir do desenvolvimento da seguinte competência:

- Planejar, implantar e coordenar sistemas de gestão relacionados à segurança alimentar por meio da utilização de ferramentas que garantam a segurança de alimentos na produção, armazenamento e transporte em empresas processadoras ou de serviços de alimentação, a fim de promover a integração dos diversos setores da cadeia produtiva de alimentos a partir de uma visão sistêmica e respeitando os princípios éticos da atividade profissional e as legislações vigentes.

Panorama de mercado
A importância do setor de alimentos e serviços de alimentação na economia brasileira evidencia-se ao observar as alterações nas curvas estatísticas a partir do processo de industrialização, acentuado no Brasil desde os anos 1950.

O setor impulsionou o desenvolvimento de novas relações produtivas e de mercado que, até então, tendiam prioritariamente para o setor agrícola. A expectativa é que os números continuem crescendo. Em 2012, os brasileiros gastaram na alimentação fora de casa cerca de 30% do total da sua despesa de alimentação, e a previsão é que em 2020 haja um acréscimo de mais 10%.

Além do almoço, o café da manhã e o lanche da tarde também estão sendo rotineiramente realizados fora de casa, o que contribui para o aumento dos gastos com esse tipo de alimentação.

A medida que os números da produção aumentam para atender à demanda, há também o crescimento paralelo dos problemas causados por alimentos e bebidas contaminados. Este cenário aponta para uma intensa demanda por profissionais que atuem em áreas voltadas ao setor de alimentação, em especial à segurança dos alimentos, considerando a grande quantidade de consumidores impactados por essa produção.
Além disso, o aumento do campo de agronegócio também cria expectativas profissionais para vários tipos de formação, exigindo, cada vez mais, um foco direcionado à qualidade dos produtos, principalmente aqueles destinados à exportação.

O crescimento natural do número de postos de trabalho no setor trouxe a necessidade de profissionalização daqueles que trabalham nos mais diversos níveis de produção de alimentos e serviços, sobretudo nas etapas voltadas à segurança dos alimentos.

Trata-se de processos que podem atenuar os dados epidemiológicos apresentados que, além dos prejuízos à saúde da população, traduzem direta e indiretamente em prejuízos financeiros para o Estado e para os produtores de alimentos ou responsáveis por serviços de alimentação.
Data de início:
mar/2017
Data de término:
jun/2018
Seleção:
O processo de seleção inclui inscrição on-line e análise de documentos.

Taxa de inscrição: R$ 20.

As datas de início e de término do curso podem sofrer alterações.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

 

Desconto Comerciario Dependente Ead

Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário

Público-alvo
O curso destina-se a profissionais portadores de diploma de nível superior com atuação nas áreas de industrialização, distribuição de alimentos e serviços de alimentação, entre os quais encontram-se nutricionistas, gastrônomos, agrônomos, médicos veterinários, biólogos, engenheiros de alimentos, advogados, administradores de empresas, agentes da administração pública e demais profissionais que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre os sistemas de gestão da qualidade e segurança de alimentos, expandindo, assim, seu campo de atuação profissional.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Para que as competências efetivamente se desenvolvam, o curso prevê situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo, visto como insumo, é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Tais situações devem, ainda, considerar a interdisciplinaridade, ou seja, a mobilização e articulação desses saberes, de modo que se traduzam em ações relacionadas com as competências expressas no perfil do egresso.

As propostas de atividades envolvem exercícios de múltipla escolha, síntese e estudos de casos, com o objetivo de reunir os saberes construídos nos componentes estudados ao longo do período, e também estabelecer a relação entre teoria e prática e a utilização dos conceitos aprendidos para a resolução de problemas – baseados em casos reais, nos quais o aluno parte de uma problematização para consolidar sua ação. Elas favorecem a participação de cada um na construção de seus conhecimentos e também o uso do raciocínio crítico e das habilidades de comunicação para a sua resolução.

Para o estudo individual, são disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem de cada componente curricular os recursos de conteúdo – textos, vídeos e aulas narradas – que são os materiais conceituais para o estudo semanal. É possível também indicar os materiais audiovisuais públicos (links de vídeos, podcasts, animações, simulações etc.), que favorecem a complementação, exemplificação ou contextualização dos conteúdos abordados. Além disso, para cada componente os alunos terão que fazer:
- testes com resposta automática online, por meio dos quais será possível verificar, de forma objetiva, seu progresso;
- uma produção individual, nos formatos textuais, artísticos ou audiovisuais, para demonstrar e/ou aplicar os conceitos aprendidos.
- uma auto avaliação para avaliar seu aproveitamento ao longo do componente, utilizando um mapa de competências.

Para o estudo coletivo, utilizaremos fóruns de discussão temáticos, que abordarão assuntos determinados pelo professor tutor e que fazem parte do processo formativo do aluno, cujo objetivo é estimular/facilitar a colaboração e a troca de experiências. Também serão realizadas web conferências, nas quais professores e alunos poderão compartilhar em tempo real temas pertinentes à dinâmica do curso e que se colocam como potencializadores dos componentes curriculares. Essas atividades coletivas, além de fortalecer a rede de conhecimento estabelecida na turma, também promovem um elo entre os alunos, condição favorável aos resultados de um curso ofertado na modalidade a distância.
Programa:
Sistemas de Gestão e Avaliação – 24 horas
Gastronomia e Segurança dos Alimentos – 24 horas
Técnicas de Preservação na Produção de Alimentos – 32 horas
Perigos nos Alimentos – 32 horas
Boas Práticas na Agropecuária e na Indústria – 40 horas
Boas Práticas no Transporte, Distribuição e Serviços – 40 horas
Sistema APPCC – 40 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I: concepção e pesquisa em segurança de alimentos – 24 horas
Análise de Riscos – 24 horas
Impactos da Globalização na Segurança dos Alimentos – 24 horas
Legislação e Normas Internacionais – 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II: desenvolvimento científico em segurança de alimentos - 24 horas
Certificação:
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Investimento:
Formas de pagamento: 18 parcelas de 278,33 no boleto bancário.

Valor total do curso: R$ 5.010,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Perguntas frequentes