Mercado de trabalho:
Atuação
O profissional especialista formado nesse curso pode atuar na gestão e na administração de instituições da área, como hospitais, clínicas, unidades de atenção à saúde, secretarias e ministérios do setor, empresas operadoras de planos de seguros ou convênios e prestadoras de serviços.
Panorama de mercado
Nas últimas décadas, o crescimento do setor de saúde no Brasil trouxe inúmeros desafios de natureza complexa, especialmente pela necessidade de qualificação dos processos de gestão.
Isso ocorre, principalmente, devido à expansão da oferta de serviços e implantação das redes descentralizadas e regionalizadas do SUS, fundamentadas nos princípios da universalidade e integralidade, acompanhadas pela expansão da oferta de serviços de assistência médica do setor privado em todas as regiões do país.
Estes desafios são, em parte, relacionados às inovações tecnológicas, que crescem em ritmo exponencial, e à dinamização das políticas de saúde, que reorientaram as práticas e modelos assistenciais e de gestão, servindo de base para as reflexões que levaram ao desenvolvimento teórico-conceitual próprio do campo, configurando a natureza específica das práticas de gestão do setor.
A carência de profissionais habilitados para exercer a gestão ainda é um dos grandes obstáculos para a descentralização do sistema, a resolutividade dos serviços e a eficácia das ações de saúde. Nesse sentido, a profissionalização tem se colocado como importante necessidade para o setor.
Outras informações sobre este curso:
Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.
