Preparar profissionais para os desafios inerentes à administração dos negócios focada no relacionamento com o cliente, tornando-os altamente qualificados, desenvolvendo, aprofundando e atualizando seus conhecimentos em todos os aspectos envolvidos naquela função, bem como o capacitando para a identificação de oportunidades de negócios a partir do relacionamento com o cliente.

Diferenciais
A pós-graduação em Gestão do Relacionamento com o Cliente do Senac atualmente é o único título voltado para uma formação de administração dos negócios focada no relacionamento com o cliente. O curso possui um programa de disciplinas que valoriza o tema Relacionamento, mas também que aborda temas comuns para uma formação gerencial.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Certificação
  • Investimento
Duração:
18 meses (360 horas)
Mercado de trabalho:
Atuação
Os egressos do curso poderão atuar como gestores e supervisores de callcenters, gestores de empresa e executivos, profissionais de marketing e vendas, consultores de CRM, empresários de pequena e média empresa, empreendedores potenciais e profissionais que queiram ingressar na área de relacionamento.

Ainda estarão aptos a compreenderem resultados qualitativos de pesquisas de mercado e análise de relatórios, gerirem a empresa de forma estratégica com foco no cliente, identificarem problemas e sugerirem soluções para o setor de marketing, assim como as oportunidades de negócios por meio do relacionamento com cliente e projetar sua implementação, além de desenvolverem um plano de negócios com foco nas necessidades do cliente e potencializar a criatividade e liderança dentro da empresa, para o desenvolvimento de planos e estratégias ao consumidor.

Panorama de mercado
Desde a criação, em 1990, do Código de Defesa do Consumidor – CDC, implantado em 1991, as empresas tiveram que se preparar para um novo consumidor com muito mais exigências, capacidade de discernimento e expectativas do que nas décadas anteriores, quando as empresas praticamente impunham sua vontade ao mercado.

Hoje, é importante apontar que as estratégias de marketing, bem como o relacionamento com o cliente, têm sido destacadas como fator fundamental para a gestão dos negócios. Quanto mais competitivo o setor de atuação da empresa, mais importante será um relacionamento estreito e transparente com os clientes. Daí a necessidade de gerir este relacionamento com ferramentas apropriadas e equipes bem treinadas, que saibam explorá-las e extrair os melhores resultados, culminando em eficiência no atendimento.
Data de início:
agosto/2017
Data de término:
dezembro/2018
Seleção:
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2017 para os cursos de pós-graduação a distância. O prazo segue até 31 de julho de 2017 e a taxa de inscrição tem valor de R$ 20.

O processo de seleção inclui inscrição on-line e análise de documentos.

As datas de início e de término do curso podem sofrer alterações.



Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso é oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

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Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Público-alvo
Atende, principalmente, aos seguintes públicos:
- Gestores e supervisores de callcenters;
- Gestores de empresa /executivos;
- Profissionais de marketing e venda;
- Consultores de CRM;
- Empresários;
- Diretores de empresa;
- Planejadores estratégicos;
- Empreendedores potenciais;
- Profissionais que queiram ingressar na área de relacionamento.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Este curso prevê situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Como o curso acontece em ambiente virtual de aprendizagem, esse objetivo é alcançado com o apoio de mecanismos de interação e comunicação adequados, além da disponibilização de conteúdos, recursos multimídia (vídeos e aulas narradas) e atividades avaliativas.

Nesse sentido, o curso contribui para a autonomia do aluno, a fim de que ele realize a busca constante do conhecimento, a capacidade de questionamento e de diálogo com o professor tutor e os demais colegas, além de administrar seu tempo de maneira produtiva.

As estratégias didáticas incluem tanto atividades coletivas quanto individuais, utilizando as ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, como fóruns de discussão temáticos, webconferências, exercícios de múltipla escolha, entre outras e a avaliação acontece ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

- Trabalho de conclusão de curso: o projeto para o TCC deverá partir de uma problemática relacionada com a gestão do relacionamento com o cliente, deixando claras as hipóteses que serão investigadas e testadas, a fundamentação teórica e o recorte conceitual e metodológico. O tema será escolhido livremente pelo aluno entre os assuntos que sejam pertinentes aos componentes curriculares do Curso. O aluno poderá optar por duas modalidades para desenvolver o TCC:

- Estudo teórico - estudar um tema em profundidade, avaliando, relacionando e cotejando autores e aprofundando o conhecimento sobre o tema;

- Estudo de caso – a partir de um referencial teórico, elaborar o diagnóstico de uma empresa real para avaliar sua situação e propor melhorias a partir das competências desenvolvidas durante o curso.
Programa:
- Gestão de Marketing e Comportamento do Consumidor (40h)
- Gestão de Atendimento e Canais de Marketing (40h)
- Marketing de Serviços (24h)
- Comunicação, Criatividade e Inovação (40h)
- Marketing de Relacionamento e Programas de Fidelização (40h)
- Tecnologia Aplicada (32h)
- Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (32h)
- Administração Estratégica (32h)
- Gestão de Projetos (32h)
- Trabalho de Conclusão de Curso I (16h)
- Trabalho de Conclusão de Curso II (16h)
- Trabalho de Conclusão de Curso III (16h)
Certificação:
Pós-graduação lato sensu – Especialista em Gestão do Relacionamento com o Cliente (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 302,23 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso R$ 6.649,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Perguntas frequentes

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