O curso tem como objetivo preparar o aluno para gerir lojas de diferentes setores dentro das especificidades da cadeia e do ponto de venda, visando ao aumento da competitividade empresarial, assim como elaborar modelos de negócios e de atendimento alinhados às oportunidades de mercado, com o objetivo de aumentar a rentabilidade do negócio, identificar necessidades e inovações no varejo e propor soluções objetivando a prosperidade do empreendimento, utilizar a rede de relacionamento com parceiros objetivando o aproveitamento mais rentável da cadeia, administrar recursos visando à continuidade financeiramente saudável do varejo, criar e aplicar estratégias de marketing com o objetivo de realizar maior venda e de conquistar a fidelização junto aos clientes, além de gerenciar a equipe de modo a gerar satisfação em funcionários e clientes.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
agosto/2018
Término:
dezembro/2019
Certificação:
Pós-graduação lato sensu – Especialista em Gestão do Varejo (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Mercado de trabalho:
Atuação:
O especialista em Gestão do Varejo deve entender o varejo como negócio, tendo visão sistêmica para interconectar as disciplinas, processos e tecnologias essenciais ao varejo. Também deve agregar a esta visão o ambiente externo, composto de toda cadeia de valor, com foco especial no cliente. Para tanto, deve ter a competência de gerenciar pessoas, a equipe responsável por fazer o varejo funcionar, agregando a todas as atividades questões de ética e de sustentabilidade.

Panorama de mercado:
Contribuindo para um cenário favorável, a atividade varejista no Brasil apresentou grandes mudanças nos últimos anos, assim como nos demais países, renovando conceitos e estratégias, tornando-se cada vez mais competitiva. Essas mudanças também são reflexos da maior utilização de tecnologias e da qualificação dos profissionais atuantes neste mercado. Vale ressaltar que a entrada de participantes externos e a adoção de conceitos mais modernos de operações também têm impulsionado o setor na busca por maior eficiência e melhor posicionamento.

As empresas varejistas brasileiras vêm buscando aumentar sua abrangência regional, ao disseminar lojas especializadas e aumentar a presença de grupos e cadeias em nível nacional.

Nesse contexto, todos os avanços experimentados, tais como a elevação dos níveis de renda e emprego da população, a inserção econômica de novos e potenciais consumidores, a expansão do crédito e a redução dos juros com o aumento das garantias, têm afetado o ambiente das empresas varejistas, expondo a necessidade de adequações nos processos de gestão para o convívio em um novo padrão de competitividade. O comércio de mercadorias está se sofisticando e se faz necessário também o aprimoramento dos profissionais da área, especializando-se e demonstrando flexibilidade no atendimento do negócio do varejo.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018 acontecem de 2 de maio a 31 de julho de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido somente no formato a distância.

Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

 

Público alvo e pré-requisito:
Público-alvo:
- Executivos que almejam conhecimento de práticas de gestão.
- Gestores de loja, PDV, franquias e outros modelos de varejo.
- Empreendedores.
- Profissionais que desejem se especializar no segmento varejista, ou na indústria em áreas de relacionamento com o varejo.

Pré-requisitos:

Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial ao final de cada semestre para avaliações obrigatórias, no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD;
- Disponibilidade para realizar a defesa presencial após o período de finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso), no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD.
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Público-alvo
Executivos que necessitem do conhecimento de práticas de gestão.
Gestores de loja, PDV, franquias e outros modelos de varejo.
Empreendedores.
Profissionais que desejem se especializar no segmento varejista, ou na indústria em áreas de relacionamento com o varejo.

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Proposta metodológica
A pós-graduação em Gestão do Varejo visa qualificar profissionais que atuem ou desejem atuar no varejo para gerenciar o negócio de forma sistêmica, procurando desenvolvê-lo para uma maior lucratividade. Para tanto, serão abordados tópicos como Gestão de Pessoas, Operações, Estratégia, Finanças e Marketing, com atenção específica às atividades e necessidades do varejo.

O desafio da educação a distância, porém, é criar as condições para que esse objetivo se realize sem a presença física do professor, ou seja, construir metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem sua consecução, apoiadas em mecanismos de interação e comunicação adequadas.

Por isso, nos cursos a distância do Centro Universitário, as estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores tutores, por meio de recursos de apoio às atividades a distância. Nesta perspectiva, disponibilizamos materiais diversificados – textuais e audiovisuais, que abordam os conceitos pertinentes de cada área, contextualizando-os e/ou exemplificando-os com situações reais.

As propostas de atividades envolvem exercícios de múltipla escolha, síntese e estudos de casos, com o objetivo de reunir os saberes construídos nos componentes estudados ao longo do período, e também estabelecer a relação entre teoria e prática e a utilização dos conceitos aprendidos para a resolução de problemas – baseados em casos reais, nos quais o aluno parte de uma problematização para consolidar sua ação. Elas favorecem a participação de cada um na construção de seus conhecimentos e também o uso do raciocínio crítico e das habilidades de comunicação para a sua resolução.
Programa:
Estratégia e Gestão Empresarial Aplicadas ao Varejo
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Gestão de Marketing e Comportamento do Consumidor
Trabalho de Conclusão de Curso I: Desafios e Tendências da Gestão Varejista
Planejamento de Vendas e Técnicas de Negociação
Gestão de Operações no Varejo
Gestão de Produtos, Serviços e Marcas
Trabalho de Conclusão de Curso II: Plano de Negócio Aplicado ao Varejo
Gestão Financeira e Precificação
Gestão de Atendimento e Canais de Marketing
Modelos de Gestão no Varejo
Trabalho de Conclusão de Curso III: Estratégias para a Gestão do Varejo
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 319,63 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Valor total do curso R$ 7.032,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes

Veja outros Cursos de Pós-graduação na área de Gestão