O curso tem como objetivo capacitar o profissional para atuar de forma empreendedora no setor de viagens e turismo e áreas afins, contemplando a sustentabilidade econômica, social, ambiental e político-institucional nos empreendimentos turísticos públicos e privados e nos projetos desenvolvidos, utilizando os meios mais efetivos e resultantes da inovação no setor.

O currículo foi desenvolvido de maneira que seja oferecido com parcerias internacionais, como o Global Sustainable Tourism Council (GSTC), The International Ecotourism Society (TIES) e Sustainable Travel International (STI), instituições que estão trabalhando com sucesso na vanguarda da educação, formação e desenvolvimento do turismo sustentável no âmbito mundial.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Preço
Duração:
18 meses (360 horas)
Início:
agosto/2018
Término:
dezembro/2019
Certificação:
Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Observação: O certificado contará com reconhecimento dos parceiros internacionais por meio da logomarca no certificado de conclusão do curso.
Mercado de trabalho:
Atuação:

Ao concluir o curso, o aluno será capaz de atuar na área de viagens e turismo de forma eficiente, desenvolvendo as seguintes competências:

- Conduzir colaboradores internos e externos a fim de obter a máxima produtividade, qualidade e sustentabilidade nas ações empresariais, governamentais e do terceiro setor, bem como estimular o intraempreendedorismo na gestão dos equipamentos receptivos e projetos de turismo, considerando as eventuais crises (internas ou externas), marcos regulatórios e competitividades mercadológicas.

- Atuar em ações sustentáveis nos empreendimentos e nos destinos, utilizando conhecimentos para a consolidação do branding local, estimulando o uso das inovações para uma ação profissional responsável e compreendendo o nível dos impactos socioambientais do turismo, além das ações mitigadoras.

Panorama de mercado:

Este curso foi desenvolvida levando em consideração a realidade do turismo no Brasil que, embora se apresente de forma emergente quando comparada a outros destinos turísticos consolidados, tem todas as possibilidades de crescer no médio e longo prazos.

Isso ocorre devido aos vários fatores favoráveis relacionados aos atrativos naturais e culturais presentes em todo o território nacional, conferindo destaque ao país no mercado turístico mundial e ampliando as possibilidades de atuação profissional.

Além dos atrativos naturais e culturais do país, a prestação dos serviços turísticos de forma qualificada é fundamental para a atuação profissional nos diversos empreendimentos da atividade: hotelaria, gastronomia, eventos, entretenimento, órgãos de gestão de destinos, consultorias, dentre outros.

As técnicas específicas são o diferencial entre os empreendimentos e também dos destinos e, no Brasil, o mercado parece ter despertado para essa realidade que é fundamental para o êxito mercadológico, atuando de forma sustentável e com fundamento nas inovações e no empreendedorismo.

Inovação, tecnologias e sustentabilidade norteiam os novos rumos dos negócios turísticos e, portanto, os profissionais que atuam ou que queiram atuar nesse setor devem conhecer e entender as premissas e estratégias que poderão alavancar o seu negócio.
Seleção:


As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018 acontecem de 2 de maio a 31 de julho de 2018. Confira o edital.

Veja no infográfico abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo.


Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Recredenciamento junto ao MEC Portaria nº 494, de 11 de abril de 2017. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.

Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos

Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial ao final de cada semestre para avaliações obrigatórias, no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD;
- Disponibilidade para realizar a defesa presencial após o período de finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso), no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula, em data que será agendada pelo aluno em período determinado pelo Senac EAD.
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador:
- Acesso à internet (recomendável banda larga);
- Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux;
- Possuir endereço eletrônico;
- Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;
- Browser de navegação (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox);
- Mínimo de 512 Mb de memória Ram;
- Placa de som (on-board ou off-board);
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).

Público-alvo
Graduados em turismo e áreas afins, tais como hotelaria, gastronomia, administração, economia, arquitetura e urbanismo, geografia, entre outros.
Metodologia:
A opção por desenvolver competências profissionais demanda uma postura metodológica em relação à aprendizagem e ao ensino na qual a ação docente deve propiciar ao aluno o aprender a aprender, a valorização da percepção analítica, do raciocínio hipotético, da solução sistemática de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber como condição básica para a autonomia individual e profissional.

Esta abordagem metodológica deve se pautar na crença de que a aprendizagem é um processo que se dá na relação com o outro a partir de experiências que consideram os aspectos cognitivos e afetivos inerentes à realização de qualquer atividade.
Programa:
Turismo Global - 24h
Políticas e Gerenciamento de Destinos Turísticos - 40h
Critérios Globais de Turismo Sustentável - 24h
Desenvolvimento de Projetos e Negócios em Turismo Sustentável - 24h
Investimentos e Financiamentos no Turismo - 40h
Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação - 40h
Gerenciamento da Visitação em Unidades de Conservação e Comunidades Tradicionais - 24h
Trabalho de Conclusão de Curso I: Projeto - 24h
Avaliação de Impactos Socioambientais da Atividade Turística - 24h
Gestão da Qualidade e de Crises em Negócios do Turismo - 32h
E-tourism e Branding Aplicados aos Negócios Turísticos - 40h
Trabalho de Conclusão de Curso II: Desenvolvimento - 24h
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 319,59 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Valor total do curso R$ 7.031,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Desconto Comerciario Dependente Ead

Perguntas frequentes