O curso tem como objetivo desenvolver a capacidade de articulação entre os processos de ensinar e aprender e a utilização de tecnologias da informação e comunicação na gestão e mediação de processos educacionais em espaços formais, informais e não-formais.

Diferencia-se, sobretudo, pela maneira de abordar e entrelaçar as áreas de educação e tecnologia: contextualiza o uso da tecnologia em diversos espaços educacionais, amplia a visão para abordar também os espaços não-formais e informais e considera tecnologias educacionais para além de seu aspecto instrumental.

Trabalha, por meio da análise de processos produtivos e das práticas, as diferentes mídias e suas linguagens, as tecnologias emergentes (e as novas lógicas concretizadas por elas) e suas possibilidades no processo de educar.
Polos para momentos presenciais:
  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Certificação
  • Investimento
Duração:
18 meses (360 horas)
Mercado de trabalho:
O curso possibilita ao profissional atuar nos diferentes espaços educativos: escolas, universidades, corporações, projetos sociais, fundações e ONGs, pois estará apto a:

- Elaborar estratégias pedagógicas a partir da identificação dos problemas e contextos em diferentes espaços educativos que integrem tecnologias no intuito de potencializar a aprendizagem;

- Planejar, mediar e avaliar processos de aprendizagem com uso de tecnologias por meio de estratégias participativas e dialógicas que permitam a construção ativa do conhecimento;

- Escolher as tecnologias mais adequadas para cada processo e espaço, considerando o conhecimento das sintaxes e das lógicas intrínsecas das linguagens midiáticas e tecnologias emergentes, propondo não apenas uma utilização instrumental, mas a incorporação vivencial, investigativa e transformadora das tecnologias nos processos de ensinar e aprender.

Panorama de mercado:
A partir da década de 1990, a tecnologia passou a ser vista como forte aliada no processo de ensino-aprendizagem. Neste período, também se consolidou o reconhecimento da importância em inserir as discussões e práticas destes estudos na formação inicial e continuada do professor.

A evolução da área continua no século 21 e se percebe que junto à formação do professor se faz necessária a formação de gestores escolares (direção e coordenação pedagógica) como agentes responsáveis pela gestão do uso das tecnologias no cotidiano escolar, nas áreas administrativa e pedagógica.

Segundo o Horizon Report (2010), a principal dificuldade não é mais o acesso às diversas tecnologias, que crescem a cada dia, mas sim fazer o educador repensar as suas práticas e superar o paradigma das instituições de ensino como fontes de transmissão de informação, propondo aberturas para propostas e metodologias mais investigativas e que contemplem a experimentação, a mediação e a colaboração.

Nesse sentido, é preciso fomentar novas estratégias pedagógicas e investigar, experimentar e implementar novas formas de ensinar e aprender, que vão além dos espaços formais de educação.

Dessa maneira, é preciso que o profissional de educação esteja preparado para se reconstruir constantemente a partir da experimentação e avaliação de novas práticas pedagógicas e educacionais.
Data de início:
agosto/2017
Data de término:
dezembro/2018
Seleção:
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2017 para os cursos de pós-graduação a distância. O prazo segue até 31 de julho de 2017 e a taxa de inscrição tem valor de R$ 20.

O processo de seleção inclui inscrição on-line e análise de documentos.

As datas de início e de término do curso podem sofrer alterações.




Processo Seletivo de Pós-graduação

Outras informações sobre este curso:

Este curso será oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.
 

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Público alvo e pré-requisito:
Pré-requisitos
Candidato:
- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
- Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Público-alvo
O curso destina-se a profissionais com diplomas em cursos de graduação de qualquer área do conhecimento, que possuam fluência tecnológica no uso de recursos computacionais básicos (pacote Office) e da internet (e-mail, buscas, upload/download etc.), que atuem ou tenham interesse em atuar na gestão e mediação de projetos educacionais com uso de tecnologias da informação e da comunicação (TICs).

Requisitos do computador:
- Mínimo de 1 GB de memória RAM;
- Caixas de áudio ou fone de ouvido;
- Microfone (em caso de conferências de áudio).
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Softwares:
- Sistema operacional Windows ou Mac OS
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Plug-in atualizados:
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment.

Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in.
Metodologia:
Este curso prevê situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Como o curso acontece em ambiente virtual de aprendizagem, esse objetivo é alcançado com o apoio de mecanismos de interação e comunicação adequados, além da disponibilização de conteúdos, recursos multimídia (vídeos e aulas narradas) e atividades avaliativas.

Nesse sentido, o curso contribui para a autonomia do aluno, a fim de que ele realize a busca constante do conhecimento, a capacidade de questionamento e de diálogo com o professor tutor e os demais colegas, além de administrar seu tempo de maneira produtiva.

As estratégias didáticas incluem tanto atividades coletivas quanto individuais, utilizando as ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, como fóruns de discussão temáticos, webconferências, exercícios de múltipla escolha, entre outras e a avaliação acontece ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
Programa:
Teorias e Abordagens Pedagógicas – 32 horas
Gestão da Comunicação nos Espaços Virtuais de Aprendizagem - 40 horas
Espaços Educativos e suas Mobilidades – 40 horas
Projetos Educacionais – 32 horas
Produção Coletiva de Texto Impresso e Digital – 40 horas
Produção Coletiva de Áudio – 32 horas
Produção Coletiva de Vídeo – 32 horas
Produção Coletiva de Mídia Imersiva – 32 horas
Processos de Avaliação – 32 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I: Fundamentos e Metodologia de Pesquisa – 24 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II: Tecnologia e Aprendizagem – 24 horas
Certificação:
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Tecnologias na Aprendizagem (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Investimento:
Formas de pagamento: 22 parcelas de R$ 213,23 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso: R$ 4.691,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.

Perguntas frequentes