O aprendiz em Serviços de Vendas é qualificado para executar atividades de reposição, controle de estoque e vendas de mercadorias, produtos e serviços em empresas do comércio de bens, serviços e turismo e demais setores da economia.
Este profissional abastece o ponto de venda, organiza e controla o estoque, bem como planeja e realiza ações de venda e pós-venda de mercadorias, produtos e serviços, em diferentes tipos e segmentos de empresas. Na realização de suas atividades, interage com as equipes dos diversos setores da empresa.
O curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005 e pela Portaria MTE nº 723/2012, alterada pela Portaria MTE nº 1.005/2013.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Repositor de Mercadorias, Estoquista e Vendedor, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem - CONAP.

  • Sobre o Curso
  • Pré-requisitos
  • Programa
  • Certificação
  • Investimento
Carga horária:
1000 horas
Outras informações sobre este curso:

Objetivo:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Para isso, o curso foi estruturado tendo como base as ocupações correspondentes aos seguintes CBOs - Classificação Brasileira de Ocupações: 

414105 – Estoquista

521125 – Repositor de mercadorias

521110 – Vendedor de comércio varejista

Público alvo e pré-requisito:

Idade: de 14 anos completos até 24 anos incompletos.
Estar matriculado e frequentando o ensino regular, caso ainda não tenha completado o Ensino Médio.

Requisitos para Matrícula:

- Para efetivar a matrícula a empresa deverá apresentar os seguintes documentos relativos ao jovem aprendiz recrutado e selecionado por ela:

a) CPF - cadastro de pessoa física - (cópia) do aluno e do seu responsável legal, para menores de 18 anos;
b) carteira de identidade (cópia) do aluno e do seu responsável legal, para menores de 18 anos;
c) CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social - (cópia da folha de rosto);
d) comprovante de residência;
e) histórico escolar ou declaração que comprove a matrícula no ensino regular;
f) carta de apresentação da empresa (modelo disponibilizado à empresa);
g) termo de compromisso assinado pela empresa (modelo disponibilizado à empresa), destacando, inclusive, o nome do supervisor;
h) contrato de trabalho especial de aprendizagem (modelo disponibilizado à empresa);
i) termo de compromisso do aprendiz (modelo disponibilizado à empresa).

Obs: a CTPS do jovem deve ser registrada por tempo determinado. A data de início e término do contrato deve coincidir com as datas de início e término do curso de aprendizagem, conforme determina a Lei e previsto em cronograma pré-elaborado.


Requisitos para teoria e prática profissional:

Para realização dos estudos teóricos e prática profissional metódica na empresa o jovem permanecerá durante a jornada de trabalho contratada em ambiente da empresa, dividindo esse tempo entre o estudo e a prática.

Os conteúdos teóricos serão disponibilizados em AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem do Senac e acompanhados a distância por uma equipe pedagógica contratada pelo Senac.

Além do acompanhamento que é feito a distância, o Senac supervisiona periodicamente o jovem “in loco” (na empresa).

Para o acompanhamento do jovem na prática profissional a empresa deverá designar um supervisor, pessoa do quadro funcional, para acompanhar e avaliar o jovem durante esse processo de aprendizagem.


Requisitos de computador:

Para que o jovem possa acessar e estudar no AVA a empresa deverá disponibilizar ao aluno computador com acesso à internet, contendo a seguinte configuração:

- Processador 800mhz
- 512 MB de memória RAM
- Sistema operacional Windows 98 ou superior
- Unidade leitora de CD-ROM
- Conexão à Internet com velocidade de 56.kbps
- Vídeo com resolução de 800 x 600 pixels
- Internet explorer 6 ou superior / Firefox 1.0 ou superior
- Software MsOffice versão 2007 / e ou BrOffice instalado na máquina utilizada para o desenvolvimento do curso
- Acrobat Reader 5 ou Superior
- Plugin Adobe Flash Player
- Kit multimídia (caixas de som)
Programa:
UC 1: Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços – 60 horas

UC 2: Abastecer o ponto de vendas com mercadorias e produtos - 84 horas

UC 3: Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços de Vendas 1- 16 horas

UC4: Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico - 84 horas

UC5: Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos - 60 horas

UC 6: Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços de Vendas 2- 16 horas

UC 7: Planejar e organizar ações de venda - 48 horas

UC 8: Realizar a venda - 60 horas

UC 9: Realizar ações de pós-venda – 36 horas

UC 10: Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços de Vendas 3– 16 horas

UC 11: Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços de Vendas – 520 horas
Certificação:
Será emitido e entregue certificado, com validade em todo o território nacional, ao aluno que for aprovado em todas as unidades curriculares do curso.
Investimento:
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