Técnico em Logística

Técnico em Logística

Componentes da logística

O sistema logístico é composto pelos seguintes elementos ou componentes:


Assim, percebe-se que o sistema logístico influencia diversas funções dentro da empresa, principalmente aquelas que incluem compras, produção, finanças, contabilidade e marketing.

Funções logísticas

Serviço ao cliente

O serviço ao cliente é um componente fundamental da logística, pois todas as funções logísticas contribuem para o nível de serviço que a empresa presta a seus clientes. Portanto, para que uma empresa desenvolva uma eficiente estratégia de serviço ao cliente, é necessário que concentre esforços em sua estratégia logística. Um processo logístico coordenado e eficiente resulta nos fatores “extras” que o consumidor procura, como rapidez na entrega, disponibilidade do produto, bom atendimento, entre outros.

Transporte
É uma das principais funções logísticas, sendo fundamental para que os objetivos logísticos – o produto certo na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo e com o menor custo possível – se­jam atingidos. Ou seja: a função transporte está fundamentalmente ligada aos fatores tempo, utilidade e lugar. O transporte representa a maior parcela dos custos logísticos, significando 60% das despesas logísticas.

Estoque
São elementos reguladores entre as atividades de transporte, fabricação e processamento, que permitem uma operação econômica e eficaz do sistema. Para que se estabeleça uma política de estoques, existem quatro questões básicas que devem ser bem definidas: quanto pedir, quando pedir, quanto manter em estoques de segurança e onde localizar/armazenar.

Armazenagem
Esta função tem como finalidade contribuir de forma eficiente para que a empresa alcance um nível de serviço cada vez mais elevado em termos de disponibilidade de estoque e tempo de atendi­mento.