Técnico em Logística

Técnico em Logística

Exemplo de logística

Entre na cozinha do Taco Bell e encontrará fortes argumentos contra a ideia de que os Estados Uni­dos perderam sua vantagem em sistemas de fabricação.

Seja no Taco Bell, no McDonald’s, no Wendy’s ou no Burger King, você encontrará uma pequena fábrica com um gerente que supervisiona uns 30 empregados, organiza os turnos, cuida dos estoques e dos fornecedores, administra uma linha de montagem que produz com controle de qualidade invejável a muitas indústrias, com alto volume, gerando receitas de US$ 1 milhão a US$ 3 milhões por ano, tudo isso com clientes que aparecem no balcão da loja o dia inteiro para comprar o produto e que o querem para ontem!


O CEO do Taco Bell, Greg Creed, um veterano da divisão de detergentes e produtos pessoais da Unilever, pensa assim: “Eu acreditava que na Unilever nós tínhamos cinco fábricas. Bem, no Taco Bell hoje temos 6 mil fábricas, muitas delas funcionando 24 horas por dia”.

É como se os grandes avanços da civilização humana, desde a criação de animais até a matemática, passando pela arquitetura, pela manufatura e pela tecnologia de informação, fossem todos entregues com uma bandeja no balcão (MAGEE, 1997, p. 1).

 

Resumindo: toda essa atividade é a famosa logística!

Evolução da logística

Agora, voltaremos um pouco no tempo para conhecer a evolução da logística. Clique nas abas abaixo.

Para obter mais informações sobre o assunto, assista ao vídeo História da Logística, disponível no YouTube, com edição e narração de Eduardo Santos.

Missão da logística

 

A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.




A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.

A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitan­do as operações relevantes de produção e de marketing.

O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.


A empresa deve manter um pensamento único, tentando substituir os planos convencionais e isolados de marketing, distribuição, produção e compra de materiais.

Logística é um conceito integrador que procura desenvolver uma visão da empresa como um amplo sistema, ou seja, é um conceito de planejamento que tenta criar uma estrutura na qual as ne­cessidades do mercado possam ser realizadas em uma estratégia e em um plano de fabricação.

Resumindo: essa é a missão do gerenciamento logístico.

Agradecemos pelo interesse. Esta é apenas uma amostra do que você poderá conhecer e vivenciar como aluno ao longo do curso.
Para que você possa inscrever-se em nosso curso técnico, acesse ao site: http://www.ead.senac.br/
Estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.
Seja bem-vindo ao SENAC EAD.