TÉCNICO EM MARKETING A DISTÂNCIA
Logotipo Senac

Técnico em Marketing

Marketing - Conceitos básicos - Parte I

Já que o objetivo dessa oficina é entender como administrar Marketing, ou as ferramentas de Marketing, é importante que tenhamos conhecimento de alguns conceitos básicos de Marketing.

Vimos um pouco da sua origem, agora passaremos as suas definições atuais. Talvez vocês já tenham visto esse conteúdo em outra oportunidade, mas é importante retomarmos para o desenvolvimento da nossa oficina. Mas vamos lá, o que é então, para início de conversa, Marketing?

Resumindo, essas definições indicam que a atividade de Marketing visa a entender mercados e clientes para satisfazer as suas necessidades, mas sempre objetivando lucro.


Marketing - Conceitos básicos - Parte II

Na definição de Marketing da Assoicação Americana de Marketing, trazida por Kotler (2000), ficam claros alguns dos principais conceitos do que chamamos de composto de Marketing, ou da atividade de administração de Marketing.

A administração de Marketing envolve, então, o desenvolvimento e o controle do composto de Marketing (4P's), na busca da satisfação do consumidor e lucro das empresas.

Na visão de Kotler, todo o profissional de Marketing, ou mesmo todas as áreas de uma empresa devem estar atentas a 4 sistemas de atividades. Eles são conhecidos como os 4 P's de Marketing:

A seguir, abordaremos cada um desses P's, ressaltando a sua importância dentro da atividade de Administração de Marketing.

voltar avançar