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Administrando Marketing - Produto

Assim, como havíamos visto, as atividades de Marketing, ou da administração de Marketing, foram divididas ao longo dos anos em 4 grandes sistemas, ou 4 P's. Cabe ao profissional de Marketing a responsabilidade de garantir que a empresa tenha o máximo de eficiência em cada um desses P's. Falaremos agora sobre Produto, usando algumas definições de Bonavita e Duro (2008).

PRODUTO - É tudo aquilo que é oferecido para a satisfação dos desejos e das necessidades de um determinado mercado.

Ao pensar sobre produto, deve-se pensar em:

O produto pode ser dividido em:


Marca

Quando as empresas começaram a produzir produtos em grande escala, a partir da Revolução Industrial, elas notaram ao longo dos anos que precisavam acrescentar valor ao seu produto para que os clientes o comprassem, ou que pelo menos não comprassem de seus concorrentes. Era necessário ter um diferencial do seu produto em relação ao concorrente.

citaçãoUma das atividades da administração de Marketing é buscar agregar valor a produtos, torná-los mais atrativos, diferenciados, sempre estando atento a custos e eficiência operacional. Uma das formas de se fazer isso, é construindo o que chamamos de MARCA.

Uma marca é um símbolo que identifica um produto ou serviço.

Se formos notar, a maioria dos produtos que conhecemos possuem um nome, uma origem, um design próprio, desde os carros da marca Porsche, até os produtos de limpeza da marca Bombril.

Para se tornar uma marca forte, e assim o produto seja buscado pelo consumidor, é importante que o consumidor seja ouvido, para que primordialmente o produto satisfaça as necessidades do consumidor que o busca.


É papel do profissional de Marketing da empresa conhecer o seu cliente e adequar o seu produto as necessidades do mesmo.


walkman

 

Existem algumas empresas que conseguem ainda surpreender o cliente, criando produtos que nem ele sabia que queria. É o caso famoso da empresa Sony, que criou o rádio portátil Walkman (sucesso de vendas) quando ninguém imaginava que isso era possível.

Após termos falado um pouco sobre Produto, falaremos a seguir sobre o PREÇO, outro sistema importante dentro da administração de Marketing.


Administrando Marketing - Preço

Seguindo nossa caminhada pelos P's do composto de Marketing, ou da administração de Marketing, agora falaremos em outro sistema de atividades importante, que é o Preço.

PREÇO - O preço, ou a atividade de precificação, é uma forma que as empresas encontram em atribuir valor a um bem produzido. Assim como Bonavita e Duro (2008) afirmam, o preço é um cálculo que uma empresa, ou mesmo uma pessoa, atribui ao valor do seu trabalho.

Ao estipular um preço para um produto que produz e comercializa, uma empresa leva em conta uma série de fatores, como:

No entanto, mesmo levando esses fatores em conta, a empresa também precisa estar atenta a realidade do seu mercado. Henry Ford vendeu muitos veículos no início do século XX, pois estipulou que o carro produzido (Modelo A) não passaria de 500 dólares (só vindo na cor preta). Ele estruturou sua produção para chegar a esse valor, pois sabia que o trabalhador americano daquela época poderia pagá-lo.

Assim como vimos em relação ao Produto, é papel do profissional de Marketing, ou do administrador de Marketing, atribuir um valor ao produto que comercializa. No entanto, esse valor deve cobrir todos os seus custos, gerar lucro e ainda ser atrativo para os seus clientes.

Após termos falado sobre produto e preço, falaremos sobre o terceiro P do composto ou da administração de Marketing, o P de Praça.


Administrando Marketing - Praça

Continuando nossa jornada pelos 4 P's de Marketing, chegou a hora de falarmos no terceiro P, que é a Praça. Não se engane, não estamos falando de um lugar especifico, mas sim na forma de se levar ou chegar a lugares. Usaremos aqui algumas definições de Kotler (2000), Bonavita e Duro (2008).

PRAÇA - Também conhecida como distribuição, é toda a atividade relacionada ao deslocamento de produtos desde a sua produção até a entrega ao consumidor final.

Ao se fazer a análise da Praça ou da distribuição, a empresa planeja a forma mais eficiente de deslocar, estocar e manter seu produto desde a sua produção até o consumidor final.

Como vimos anteriormente, a preocupação com a distribuição de mercadorias, da produção até o consumidor é uma das raízes da atividade de Marketing. Imaginem grandes empresas de eletrônicos, por exemplo, como Sony, Philips, Samsung, entre outras. Essas empresas analisaram e chegaram a conclusão de que para atender as necessidades de seus clientes com lucro em todo o mundo, precisavam ter fábricas, armazéns e intermediários em todo o mundo.

Mas, o que é esse intermediário?

O intermediário é um agente que facilita o acesso do consumidor a produtos. Ele adiciona o valor desse serviço ao valor do produto. Grandes varejistas, como: Lojas Colombo, Casas Bahia, Magazine Luiza são grandes intermediários. Eles cobram para que você não precise ir a outro Estado ou até mesmo ao Japão para comprar um produto Sony, por exemplo. Você compra esses produtos nesses grandes intermediários, que cobram um preço pelo seu trabalho em comprar grandes quantidades de produtos, estocá-los e oferecê-los ao consumidor.

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