Em nossa jornada pela Administração de Marketing, precisamos entender primeiro o que é Marketing. Porém, antes de falarmos nos seus conceitos, é importante que saibamos um pouco de onde surgiu e por que surgiu. Para entendermos bem algo, é importante conhecermos suas origens. Vamos agora, a uma pequena introdução histórica. Acompanhe:
Em um período anterior a Revolução Industrial, até o século XIX, a produção de bens se dava em pequena escala. Ou seja, para comprar uma roupa se buscava o alfaiate da vila, que fazia 2, 5, ou no máximo 10 peças de roupas por dia.
Com a Revolução Industrial (máquinas a vapor, eletricidade, indústrias) e o inicio da produção em massa, passou-se a produzir mil peças de roupas por dia, muito mais do que o alfaiate da vila estava acostumado. O mesmo aconteceu com diversos outros produtos.
Com a produção em massa, passou a acontecer algo que as empresas e nem os consumidores estavam acostumados, que era o acumulo de bens. As empresas começaram a se dar conta que produzindo mil peças de roupa por dia, por exemplo, elas começavam a acumular. As empresas começaram a se preocupar então, em uma forma de mover todo esse acúmulo de mercadorias e o entregar aos consumidores, sem perder lucro. Assim, a ideia do Marketing começou a surgir, em uma forma agil e lucrativa de entregar mercadorias produzidas ao consumidor final.
Marketing, deriva da palavra Market (Mercado em inglês). Se fôssemos tornar a palavra nativa do nosso país, chamaríamos de Mercadologia.
As primeiras definições de Marketing, do início do século XX, falam basicamente em logística, na entrega de mercadorias em quantidades de tempo úteis a empresas e consumidores. É claro que, como veremos a seguir, com o passar dos anos esse foco foi mudando, passando a vendas, qualidade de produto, trocas, relacionamento com clientes e co-criação de valor.
Não exploraremos nessa disciplina cada uma dessas eras do Marketing, mas é importante saber que a atividade, o processo de Marketing surgiu por uma necessidade do mercado, da organização da sociedade em produção e entrega de bens a consumidores.
Como vocês já devem ter percebido até aqui, os caminhos da Administração de Empresas e do Marketing estão diretamente interligados. Toda empresa que produz algo precisa pensar em:
Ao pensar nessas questões, uma empresa está sendo administrada, e ao mesmo tempo está fazendo Marketing. A seguir, entraremos em alguns conceitos importantes em Marketing. Vamos lá?!